Início do conteúdo

Escola do Legislativo Conheça esse projeto implementado pela Resolução nº 946 de 2018


Atualizado em 08/10/2019

 

                     Câmara lança nesta quinta-feira projeto Constituição em Miúdos

   link's para baixar o arquivo digital (pdf) Constituição em Miúdos 1

                                                                      Constituição em Miúdos 2

                                                                                                       Cartilha Constituição em Miúdos

 

Extensão universitária do Unileste realiza formação para servidores da Câmara Municipal de Ipatinga


Publicada em 27/09/2019 17:36

Extensão universitária do Unileste realiza  formação para servidores da Câmara Municipal de Ipatinga

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Ipatinga realizou nos dias 30 de setembro e 4 de outubro capacitação em segurança no trabalho, que foi realizada pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), por meio do Centro Regional de Referência e Atenção à Saúde do Trabalhador de Ipatinga (Cerest– Ipatinga).

Esta capacitação é um dos serviços promovidos pelos projetos de extensão de educação do Unileste. As abordagens incluem reflexões sobre os ambientes e processos de trabalho visando à adoção de metodologias que influenciam positivamente para a saúde do trabalhador e qualidade de vida.

Ministrado pela engenheira em segurança Marluce Teixeira Andrade Queiroz, professora Doutora em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos hídricos, e pelo professor Cristian de Souza Freitas, ela destaca que a motivação para a realização dessas atividades se relaciona com as oportunidades de contribuição para a mitigação dos transtornos socioambientais discutindo a segurança dos colaboradores e motivando-os para o comportamento seguro.

“A exposição dialogada pretende expor a problemática dos acidentes típicos e aqueles associados ao deslocamento urbano, possibilitando a construção de conhecimentos, habilidades cognitivas e socioemocionais fundamentais no contexto da formação continuada do indivíduo em seu espaço laboral”, comenta.

Já o professor Cristian de Souza Freitas, mestre em meio ambiente e sustentabilidade, relata que forão apresentados conceitos importantes pertinentes à prevenção do risco ergonômico e manutenção da saúde e qualidade de vida. “Dentre as práticas que serão realizadas, destaca-se o desenvolvimento da ginástica laboral. Trata-se de ação importante para evitar o adoecimento, sendo importante a realização desse procedimento durante o expediente de trabalho”, disse Cristian, que também é especializado em ergonomia aplicada ao trabalho.

Ele explicou que o curso ensinou intervenções entre 10 e 15 minutos, baseadas em técnicas de alongamento, respiração, percepção corporal, reeducação postural e compensação dos músculos. "Existem diversos benefícios, com destaque para melhora do sistema cardíaco, respiratório e esquelético; aumento da consciência corporal, prevenção de doenças ocupacionais; minimiza a fadiga, o esgotamento e a monotonia", pontuou o professor.

A coordenadora de estudos e projetos da escola do legislativo da Câmara Municipal de Ipatinga, servidora Marli Teixeira de Andrade, comentou a importância dessas atividades para as organizações, contribuindo para alinhar gestores e servidores aos procedimentos institucionais no serviço público.

 “É necessário fazer com que o ambiente de trabalho seja um local amigável e propício para a realização das tarefas com excelência", disse Marli.

Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Jadson Heleno Moreira, parcerias como esta com o Unileste e Cerest/Ipatinga "é um auxílio importante nesse processo de valorização do servidor e evidencia a sensibilidade das instituições em contribuir para que os colaboradores sejam capacitados e estimulados para adoção de novos hábitos”, disse.

 

Escola do Legislativo realiza curso de Redação Oficial


Publicada em 23/09/2019 17:30

Escola do Legislativo realiza curso de Redação Oficial

Capacitação foi conduzida pela professora Leslye Soares e contou com a presença se servidores efetivos e comissionados da Câmara

 

Por meio da Escola do Legislativo, a Câmara Municipal de Ipatinga realizou nesta segunda-feira (23) mais uma rodada de capacitação de servidores públicos da instituição.

O curso Redação Oficial foi ministrado pela professora de português Leslye Soares, também servidora efetiva da Câmara Municipal de Ipatinga, e contou com a participação de servidores efetivos e comissionados da instituição. Ela explicou a importância do uso adequado da linguagem na redação de um texto oficial.

“Da mesma forma que a gente não vai à praia de terno ou a uma audiência de biquini, não podemos utilizar a linguagem coloquial, como gírias, jargões, em uma redação oficial. Então, ao escrever um ofício, projeto de lei ou uma comunicação interna, importante dar ênfase a uma linguagem mais formal”.

Mas ela esclarece que linguagem formal não significa ser robusta, complicada. “É utilizar palavras simples, corriqueiramente utilizadas no dia a dia, mas respeitando regras ortográficas e gramaticais”.   

Uma redação oficial, segundo explica ela, segue seis características básicas: impessoalidade, correção (padrão culto da linguagem), clareza, concisão, formalidade e uniformidade.

“A impessoalidade, por exemplo, é muito importante na hora da escrita. Uma forma de fazer isso é colocar o texto na terceira pessoa. No lugar de dizer ‘eu solicito isso’, utilizar ‘solicita-se’, ‘o gabinete solicita’, ou outro termo nesse sentido”.

Ela ensinou também a forma correta de utilizar pronome de tratamento, muito comum em redações oficiais. “Embora se refira à segunda pessoa gramatical, os pronomes de tratamento levam a concordância para a terceira pessoa”.

Para Marcos Correa, servidor efetivo da Câmara, essa foi uma oportunidade a mais de aprender e colocar o conhecimento em português em dia. “Português é uma língua notadamente complexa, com muitas regras. Oportunidade como essa nos dá mais segurança ao escrever documentos, como ofício, comunicação interna. E, como a professora faz parte do nosso quadro técnico, ficamos mais à vontade de interagir, fazer perguntas”.   

Ana Paula Ribeiro, também servidora efetiva, classificou o curso como uma experiência muito positiva. “Posso dizer que correspondeu totalmente às minhas expectativas. A comunicação é muito necessária no nosso meio de trabalho e aprender como fazer isso da maneira apropriada é muito importante”.

O curso contará com outro módulo na próxima quarta-feira (25), com apresentação dos erros gramaticais mais comuns.  

 

Escola do Legislativo da Câmara promove palestra sobre as eleições 2020


Publicada em 24/09/2019 15:13

Escola do Legislativo da Câmara promove palestra sobre as eleições 2020

Palestrante é juiz titular da Corte Eleitoral de Minas Gerais. Evento é aberto ao público

 

A Câmara de Ipatinga promoveu, na ultima quinta-feira (26), às 13h, palestra sobre as eleições 2020. O palestrante foi o juiz e membro efetivo da Corte Eleitoral de Minas Gerais/TRE-MG, Marcelo Vaz Bueno. O evento foi aberto ao público.

Para o diretor da escola do Legislativo de Ipatinga, Amaury Gonçalves, este tema faz parte do escopo da Escola, “que é formar servidores públicos, vereadores, assessores, e a comunidade em geral, trazendo temas de interesse da população e contribuindo para o processo de formação cidadã”, disse ele.

O presidente da Câmara, vereador Jadson Heleno, enfatizou que temas relevantes e muito atuais serão abordados. “Fake news e novas regras das eleições serão debatidos, ou seja, dois assuntos que geram ainda muitas dúvidas, e o palestrante vem para contribuir e nos formar em relação a esses e outros temas”, disse ele.   

O evento aberto ao público, e a instituição só solicita uma pré-inscrição na página eletrônica do sympla. “Apenas para organizar melhor o evento, disponibilizar previamente cópias de materiais, se for o caso, mas isso não quer dizer que aquele que não conseguiu se inscrever não será  bem-vindo”, comentou Amaury.

Marcelo Vaz Bueno é natural de Poços de Caldas e graduado pelo Centro Universitário de Minas Gerais. Pós-graduado em Direito Civil Lato Sensu com Titulação de Especialista pela Faculdade de Direito Milton Campos. Membro da Comissão de Sociedade de Advogados e da 4ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/MG. Ele possui larga experiência e já atuou em escritórios de renome em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

Serviço:  www.sympla.com.br hiperlink : (HTTPS://www.sympla.com.br/novas-regras-eleicoes-2020__655464)

 

(imagem: fonte: Tribunal Regional Eleitoral)

Servidores participam de workshop sobre a felicidade como diferencial estratégico no trabalho


Publicada em 05/09/2019 18:37

Servidores participam de workshop sobre a felicidade como diferencial estratégico no trabalho

Autoconhecimento. Esse foi o sentimento mais expresso pelos participantes do workshop “A Felicidade como Diferencial Estratégico no Trabalho e na Vida”, realizado pela Câmara de Ipatinga para 50 de seus servidores.

Organizado pela Escola do Legislativo, “a intenção é investir na promoção da felicidade de nossos servidores, para que se sintam cada vez melhores, valorizando suas potencialidades e a de seus colegas, promovendo um ambiente de trabalho mais harmônico e uma prestação de serviço cada vez mais eficaz para a população”, disse Amaury Gonçalves, diretor da Escola do Legislativo.

Conduzido pelo mestrando em emoções pelo Instituto Universitário de Lisboa, Júnior Miranda abordou a felicidade na psicologia positiva, os conceitos de grau e frequência das emoções, nível de satisfação pessoal, importância das emoções para o cérebro e a saúde como um todo.

Com dinâmicas envolventes, os servidores puderam imergir em sentimentos de conciliação pessoal, analisar o que traz felicidade pessoal, bem como o quê a afasta, e reiterar para si e para os presentes quais qualidades veem como fortes em seus colegas de trabalho. 

A dinâmica envolveu muito os presentes, que puderam reiterar nos colegas seus pontos positivos. “Uma felicidade esta dinâmica. A partir dela, posso dizer que fiz muito bem em conviver de perto com meus colegas de trabalho nestes sete anos em que estou na Câmara.  Me sinto feliz em saber que meus colegas vejam em mim tantas qualidades”, disse Agrasile de Oliveira Neves.

Já Adriana Nogueira agradeceu a oportunidade e disse que separar um tempo de trabalho para se aprofundar no conhecimento sobre a felicidade é superpositivo. “Uma oportunidade de conviver melhor e mais intensamente com nossos colegas de trabalho, estabelecendo uma conexão maior com todos o que vem a favorecer nossas atividades de trabalho”, disse Adriana.

João Paulo Leal Meireles enalteceu o contato com pessoas de trabalho, “que até então não eram muito próximas.” “Saber o que elas pensam de mim reforçou meu amor próprio e sentimento de autoestima e, sobretudo, de gratidão. A prova é que dar o melhor de si no ambiente de trabalho vale a pena porque faz de nós seres humanos melhores”, disse João Paulo.

Para o presidente do Legislativo, vereador Jadson Heleno, “servidores felizes trabalham melhor, prestam serviços cada vez mais eficazes e todos ganham com isso. Investir na melhoria de pessoas sempre será uma prática da atual gestão da Mesa Diretora”, disse.

 

Em parceria com a ALMG, Câmara de Ipatinga promove cursos de capacitação

 

                                   A Câmara Municipal de Ipatinga realizou nesta quinta-feira (19) cursos de capacitação em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Foram dois os temas abordados; "O Papel Fiscalizador do Parlamento e Funções do Poder Legislativo".

                           O professor Alexandre Bossi Queiroz, consultor da ALMG, discorreu sobre o Papel Fiscalizador do Parlamento, enquanto o professor Antônio José Calhau de Resende, também consultor da ALMG, ficou por conta de explicar as funções do Poder Legislativo.

                           Os cursos foram ministrados no plenário da Câmara, e as inscrições gratuitas. 

                            A iniciativa é da Escola do Legislativo de Ipatinga, criada para ofertar cursos gratuitos de capacitação a servidores públicos e a comunidade em geral.

                          “Estamos chamando a comunidade em geral para poder contribuir com esse debate, no momento em que a atuação do parlamentar e suas funções estão sendo estão sendo discutidas e aprimoradas no país. Esse curso de capacitação vem para compreender essa dinâmica, aprofundar e discutir essa relação do parlamento com a sociedade” , disse Amaury Gonçalves, diretor da Escola do Legislativo de Ipatinga.  

 

Veja o Lançamento do Projeto Constituição em Miúdos

Câmara lançou nesta quinta-feira projeto Constituição em Miúdos


link's para baixar o arquivo digital (pdf) Constituição em Miúdos 2

                                                                   Constituição em Miúdos 1

                                                                   Cartilha Constituição em Miúdos

Câmara lança nesta quinta-feira projeto Constituição em Miúdos

A Câmara de Ipatinga lançou na quinta-feira, dia 27, o projeto Constituição em Miúdos.  

Trata-se de um programa que tem como objetivo ensinar sobre a Constituição Federal para alunos do município e abordar temas como as eleições, direitos e deveres dos cidadãos, entre outros. 

Com uma linguagem apropriada para crianças e adolescentes, a escritora Madu Macedo, autora dos Livros Constituição em Miúdos I, II e Cartilha de Atividades, estará no Legislativo de Ipatinga e explicará a dinâmica dos trabalhos desenvolvidos na Câmara Municipal de Pouso Alegre/MG com jovens da cidade, por meio da Escola do Legislativo.  

Nesta mesma data Madu Macedo participou, na Escola Municipal Artur Bernardes, no bairro Canaã, no período da manhã, de uma oficina destinada aos coordenadores pedagógicos das escolas do município.

À tarde, a educadora esteve no plenário da Câmara para a apresentação do programa para a comunidade em geral.

Recentemente, a Escola do Legislativo de Pouso Alegre e a Câmara de Ipatinga assinaram convênios que permitem a cooperação técnica entre as duas Casas.

A partir daí, é que ficou agendada a vinda da escritora, que também é diretora da Escola do Legislativo pouso-alegrense.  

Após desenvolver o projeto Câmara Mirim e Câmara Jovem em Pouso Alegre, Madu Macedo viu que poderia expandir a discussão sobre política e cidadania com os estudantes para além dos limites da cidade, situada no sul de Minas. 

E assim surgiu a primeira versão da Constituição em Miúdos, com o apoio do presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), Florian Madruga, também diretor da Secretaria de Editoração e Publicações do Senado Federal.

Constituição em Miúdos - A primeira versão da obra foi impressa pelo Senado e reimpressa em vários estados, dando acesso ao seu conteúdo a milhões de crianças pelo país.

Em 2018, nas comemorações dos 30 anos da Constituição Federal, foi lançado pelo Senado Federal o livro Constituição em Miúdos II.

Para trabalhar a Constituição em Miúdos nas escolas municipais de Ipatinga, a Escola do Legislativo vai utilizar toda a experiência didática de Madu Macedo.

Serão realizadas diversas atividades com os estudantes, incluindo uma gincana. 

http://www.camaraipatinga.mg.gov.br/news/6047/camara-da-pontape-inicial-para-o-ensino-da-constituicao-federal-nas-escolas.html#

 

 

Resolução Nº946 de 30/11/2018                 link (pdf) Projeto Resoluçao


"Cria a Escola do Legislativo no âmbito da Câmara Municipal de Ipatinga"

Art. 1° Fica criada a Escola do Legislativo no âmbito da Câmara de Vereadores de Ipatinga.

Parágrafo Único. A Escola tem como objetivo oferecer suporte conceitual de natureza técnico-administrativa às atividades do Poder Legislativo Municipal.

Art.2º São objetivos específicos da Escola do Legislativo:

I - promover e estimular a capacitação política e técnica, de forma continuada, dos Vereadores e Servidores Públicos do Poder Legislativo Municipal;

II - oferecer aos Vereadores e aos Servidores, elementos para identificarem a missão do Poder Legislativo para que exerçam de forma eficaz suas atividades;

III - oferecer aos servidores, estagiários e aos profissionais terceirizados conhecimentos básicos para o exercício de funções diversas dentro do Legislativo e fora dele, quando em atividades voltadas para o público ao qual servem;

IV - qualificar os servidores nas atividades de suporte técnico-administrativo ampliando a sua formação em assuntos legislativos;

V - desenvolver programas e atividades específicas, através do Centro de Atenção ao Cidadão, órgão de assessoria do Legislativo Municipal, objetivando a formação e a qualificação de lideranças comunitárias, bem como desenvolver ações de capacitação para a cidadania, visando promover uma melhor compreensão do Poder Legislativo e das práticas legislativas;

VI - estimular a pesquisa técnico-acadêmica voltada ao Legislativo, em cooperação com outras instituições públicas e/ou privadas;

VII - planejar e organizar eventos sobre temas de repercussão na sociedade que contribuam para a educação política e o aprimoramento da prática legislativa;

VIII - integrar o Programa INTERLEGIS do Senado Federal, propiciando a participação de Vereadores e servidores em vídeo-conferências e treinamentos à distância;

IX - ser agente de capacitação de Vereadores e servidores de outras Câmaras Municipais e instituições, no cumprimento de compromissos firmados com instituições parceiras.

 

 

Início do rodapé