Cobrança de iluminação pública em Ipatinga continua polêmica

Publicada em 28/12/2002 12:05

Pontos de vista bem diversos foram expostos durante a audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Ipatinga, na noite da sexta-feira, dia 27 de dezembro, para discutir a instituição da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (Cosip), aprovada pelo Congresso Nacional  em lugar da então taxa de iluminação pública.

Em Ipatinga, a taxa é cobrada desde 1.988. Na audiência representou o prefeito municipal o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Vicente Costa, que explanou sobre a cobrança  da taxa e sua aplicação no município.

Segundo Costa, em Ipatinga são gastos anualmente cerca de R$ 5,6 milhões para a manutenção dos serviços de iluminação e extensão de novas redes, isto é, valor superior ao que é arrecadado através da taxa, R$ 4 milhões.