Após pedido de vereador, policlínica municipal ganha novo aparelho de ultrassom

Publicada em 08/02/2018 15:14

Após pedido de vereador, policlínica municipal ganha novo aparelho de ultrassom

Na tarde desta quarta-feira (7), o vereador Ademir Cláudio Dias (PROS), que é relator da Comissão de Saúde de Ipatinga, acompanhou a entrega de um aparelho de Ultrassom Doppler Colorido Digital na Policlínica Municipal, situada no bairro Cidade Nobre. O equipamento foi doado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), entidade que administra o Hospital Márcio Cunha (HMC), com o intermédio do vereador e do deputado federal Eros Biondini (PROS). Estiveram presentes a atual secretária de Saúde de Ipatinga, Claudiana Azevedo, as representantes da FSFX, Mônica Gonçalves e Taís Araujo, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ilton Câmara, além de técnicos e líderes comunitários.

Ademir requisitou junto ao HMC a doação do aparelho após tomar conhecimento, em outubro passado, que milhares de pessoas estavam aguardando na fila de espera por esse procedimento via SUS. Na ocasião, o parlamentar foi a Brasília reivindicar junto ao deputado Eros Biondini o envio, por meio do Governo Federal, do equipamento de ultrassonografia para a Secretaria Municipal de Saúde,

“Pedi para que o Eros que priorizasse esse atendimento, fazendo, se possível, a destinação através de emenda parlamentar. Mas o deputado explicou que os trâmites seriam demorados, e assim a fila poderia aumentar ainda mais. Foi quando ele sugeriu que buscássemos esse aparelho junto a Fundação São Francisco Xavier”, contou Ademir.

O vereador ressaltou ainda a importância do aparelho de ultrassonografia para os munícipes que não possuem plano de saúde e dependem da rede para fazerem o procedimento. “As pessoas não podem aguardar tanto tempo para realizarem seus exames, muita gente perde a oportunidade de realizar o tratamento em tempo hábil, devido à demora nos exames para o diagnostico médico”, pontuou Ademir, aproveitando a oportunidade para agradecer a doação. “Eu e a população de Ipatinga só temos que agradecer ao Hospital Márcio Cunha por essa doação, mostrando a responsabilidade da FSFX com o social”, disse o vereador.

Fila de espera

Mensalmente, 240 munícipes realizam seus exames de ultrassom na rede pública de Saúde de Ipatinga. Os registram mostram que, somente de 2016, mais de 10.600 usuários aguardam serem chamados para a realização desses exames. Com a chegada do novo aparelho, a Secretaria Municipal de Saúde espera ampliar a oferta para 384 exames por mês.

Para a secretária Claudiana Azevedo, não poderia ter vindo em hora melhor a doação do novo equipamento, uma vez que a Policlínica Municipal está com seu aparelho de ultrassom em manutenção. “As parcerias firmadas em prol do município geram benefícios importantes para a nossa população, além de fortalecermos os trabalhos com a FSFX”, destacou, salientando o apoio do vereador Ademir Cláudio e do deputado Eros Biondini nessa conquista.

Em sua fala, a gerente de Apoio e Diagnóstico da FSFX, Taís Araujo, destacou que “o aparelho de Ultrassom HD7 possibilita um resultado de imagem com alta resolução, o que assegura um diagnóstico preciso, facilitando a prevenção às doenças e/ou garantindo melhor tratamento”.

Ainda segundo a gerente, os exames realizados com utilização do aparelho duram 15 minutos e podem ser feitas verificações de mama e abdômen, biópsias, Doppler de membros, entre outros.