Dia Municipal da Prevenção das Doenças Renais é lei em Ipatinga

Publicada em 12/04/2018 14:33

Dia Municipal da Prevenção das Doenças Renais é lei em Ipatinga

Foi instituído no município de Ipatinga o Dia Municipal de Prevenção das Doenças Renais, a ser comemorado anualmente na segunda semana do mês de março. A lei é de autoria do vereador Rogério Antônio Bento (Rogerinho) e vem contemplar um desejo dos portadores de doenças renais do município.

Conforme a justificativa do projeto no mês de março, a cada ano, é comemorado mundialmente o Dia Mundial do Rim, cujo objetivo é chamar a atenção da população para as doenças renais crônicas (DRC) que atingiram números epidêmicos na última década. “Incluir a data no calendário oficial nos ajuda a trazer um alerta a população da necessidade de se cuidar da saúde, começando pelos rins”, disse Rogerinho.

O presidente da Sociedade Mineira de Nefrologia, Daniel Calazans, comemorou a lei. “Ter uma data no calendário oficial do município é muito importante porque iremos propor ações educativas que chamem a atenção para a doença renal que é silenciosa, não dói e muitas vezes, quando é identificada, já é tarde. Por isso mesmo, conscientizar a população é tão importante”, disse.

Ele, que é coordenador do Centro de Terapia Renal Substitutiva do Hospital Márcio Cunha (HMC), informou que já foram realizados mais de 460 transplantes de rins no Vale do Aço, sendo, nos últimos cinco anos, 200 casos.

“Segundo dados do Ministério da Saúde, existem 130 mil pessoas no país com doença renal crônica no país e 500 estão em tratamento no Vale do Aço, e existem maneiras de reduzir o risco de desenvolver estas doenças e, neste aspecto, a informação é muito importante”, disse Daniel.

No município, há uma importante associação que de portadores de insuficiência renal do Vale do Aço, a Apirva. “Desde a sua criação, venho participado efetivamente dos trabalhos da associação, a fim de ajudar por reconhecer a importância do trabalho desenvolvido”, finalizou Rogerinho.