Vereadores acompanham reativação do Alto Forno 1

Publicada em 17/04/2018 18:23

Vereadores acompanham reativação do Alto Forno 1

Vereadores da Câmara Municipal de Ipatinga estiveram na tarde desta terça-feira na Usiminas para acompanhar a solenidade de reativação do Alto Forno 1, que estava desligado desde 2015, devido à queda na demanda por aços planos no mercado brasileiro.

A Usiminas decidiu reativar o equipamento com o início da recuperação do consumo de aço, puxada pela retomada do crescimento econômico do país em 2018.  “Foram 310 dias de obras com o envolvimento de mais 600 colaboradores, diretamente e indiretamente. O religamento do Alto Forno 1 representa a superação da empresa e a recuperação de empregos e da economia do município”, disse, em discurso, o presidente da Usiminas, Sérgio Leite.

O alto forno 1 faz parte de um complexo siderúrgico que tem outros dois altos fornos. Com a reativação do equipamento de 30 metros de altura, a Usina de Ipatinga volta a operar com carga completa.

Segundo a Usiminas, o alto forno 1 consumiu 80 milhões de reais em investimentos. A decisão de religamento foi tomada em maio do ano passado.

Em 2017, a siderúrgica ainda se recuperava da pior crise financeira de sua história, o que acabou afetando o município de Ipatinga, já que a empresa é o principal motor econômico da região. Empregos diretos, indiretos e arrecadação de tributos no município de Ipatinga dependem diretamente do desempenho da Usiminas. Além da queda da demanda por aço, dois dos principais acionistas da siderúrgica (Ternium e Nippon Steel) brigavam na justiça pelo comando da siderúrgica.

Para tentar pôr panos quentes entre os dois dos principais controladores, a Câmara Municipal de Ipatinga recebeu diversas vezes ao longo de 2017 os representantes da Ternium e Nippon Steel. O objetivo, segundo o presidente da Câmara, vereador Nardyello Rocha, era encontrar um acordo entre os acionistas pelo bem comum do município.

“Ipatinga sofreu muito com a diminuição dos investimentos e com o desemprego que assolou o município. Essa situação foi agravada também pelo fato dos acionistas estarem em desacerto e distantes da comunidade naquele momento. Hoje, felizmente, os controladores entraram em acordo e já podemos ver o resultado dessa harmonia com o religamento do Alto Forno 1, que trará mais emprego e renda ao município de Ipatinga. Esperamos que essa página triste da história da Usiminas tenha ficado de vez no passado”, disse Nardyello.