A Câmara Municipal e a construção de Ipatinga

Publicada em 24/04/2018 17:37

A Câmara Municipal e a construção de Ipatinga

Nesses mais de 50 anos, a Câmara Municipal de Ipatinga tem muita história para contar. Instalada em 3 de dezembro de 1965, a Câmara, desde os seus primórdios, esteve umbilicalmente ligada à história do próprio município, cuja emancipação contou com a aguerrida participação de vários líderes que, posteriormente, se tornariam os primeiros vereadores da cidade.

A contribuição da Câmara Municipal foi decisiva para que o município recém-emancipado definisse os contornos de sua organização político-administrativa e estabelecesse as primeiras legislações relacionadas às intervenções urbanísticas necessárias ao crescimento e desenvolvimento da cidade. No plenário do legislativo ipatinguense, foram travados acalorados debates em torno de projetos de infraestrutura urbana, obras de saneamento básico, melhoria no sistema de transporte, educação, saúde, economia, enfim, a respeito de todos os temas que, direta ou indiretamente, interferem na vida do cidadão.

As discussões da Câmara consolidaram a imagem de legítima representante do povo

Ao atingir a marca dos 54 anos, no dia 29 de abril, a cidade amadurece e, com ela, a Câmara Municipal. A principal marca deste avanço é o grau de cidadania e consciência democrática que a população aprendeu a cultivar. Mas também a qualidade de vida, que se revela em indicadores sociais comparáveis aos das melhores cidades do país. A Câmara de Ipatinga sempre esteve presente nessas conquistas, acompanhando e sendo agente dos avanços históricos obtidos em todos setores.

A consciência política, o desenvolvimento econômico, as melhorias sociais, as intervenções urbanas e as obras públicas realizadas na cidade, entre as quais o atual prédio da Câmara Municipal, são alguns exemplos de progresso que só puderam ser alcançados graças à aliança entre o Legislativo e a comunidade, colocando Ipatinga e suas instituições num novo patamar de crescimento, modernidade e justiça social.

Poder Legislativo de Ipatinga

A participação do Poder Legislativo na vida cotidiana do município começou, oficialmente, em 3 de dezembro de 1965, quando foram empossados os primeiros nove vereadores, que seriam responsáveis pela elaboração das primeiras leis, resoluções e indicações de obras e serviços para a cidade. Entretanto, antes disso, grande parte dos vereadores, que compuseram a primeira legislatura, lideraram ou estavam diretamente articulados com a luta pela emancipação do município.

Avenida 28 de Abril no final da década de 60: progresso e desenvolvimento chegam rápido

De lá para cá, foram mais 13 legislaturas e milhares de projetos de lei, requerimentos e proposições aprovadas, formando um complexo conjunto de medidas legais que visavam à garantia da normalidade democrática, ao desenvolvimento econômico e ao bem-estar social da população.

A primeira lei aprovada pela Câmara de Ipatinga criava os feriados de 1º de janeiro, 21 de abril, 1º de maio, 7 de setembro, 15 de novembro e 25 de dezembro. A legislação atendia a uma determinação federal e indicava que o município começava a criar a sua própria rotina de cidade autônoma. Em todos os momentos da evolução histórica de Ipatinga, a Câmara esteve presente, cumprindo as suas atribuições previstas na Constituição Federal.

Construção do Estádio Municipal de Ipatinga: o Legislativo teve papel decisivo na realização de grandes obras

Denominação de escolas e ruas, permuta de áreas públicas, regularização fundiária, assinatura de convênios, abertura de crédito e construção de prédios públicos. Praticamente toda a rotina da cidade em construção passava pelos debates na Câmara, que, assim, ia consolidando a imagem de legítima Casa do Povo.

Foto destaque: João Lamego Neto, Edgard Boy Rossi, Walter de Lima Sales, Geraldo Sebastião Pimentel, Elias Correias de Oliveira, Raimundo Anício Alves, José de Magalhães Pinto, José Carvalho, Darcy Xavier, Romero dos Santos Valle, Geraldo Quintão e José Linhares Cabral integraram a linha de frente da luta pela emancipação de Ipatinga.