Colégio São Francisco Xavier garante presidência da Câmara Mirim para o segundo mandato consecutivo

Publicada em 10/05/2018 17:40

Tomaram posse na noite de quarta-feira (09), em solenidade realizada no plenário da Câmara Municipal de Ipatinga, 19 estudantes que foram eleitos vereadores mirins no ano passado. Eles assumem o segundo mandato da 6ª Legislatura da Câmara Mirim, que vai até o mês de outubro.

Prestigiada por professores e diretores de várias escolas, familiares e amigos dos novos vereadores mirins, a sessão de posse contou ainda com a eleição da Mesa Diretora. Pela segunda vez consecutiva, um aluno do Colégio São Francisco Xavier foi eleito presidente do parlamento jovem. Matheus Silva Santana Santos, da Chapa 3, passa a ocupar o cargo que era da estudante Luisa de Moura Morais, que também participou da solenidade desta quarta-feira.

Os demais membros da nova Mesa Diretora da Câmara Mirim são: a vice-presidente Amanda Soares Barbosa, da Escola Municipal Padre Cícero, a 1ª secretária Thammara Janny Mendes Marinho, da Escola Estadual Sônia Maria Silva Gomes, e a 2ª secretária Júlia Oliveira da Silva, da Escola Estadual Wilson Alvarenga.

O presidente Masinho e a vereadora Cassinha Carvalho com os novos vereadores mirins

O presidente da Câmara Municipal, vereador Osimar Barbosa – Masinho, salientou em seu discurso os principais objetivos do projeto Câmara Mirim, iniciado em 2007. “Além de promover a interação da Câmara com a sociedade e as escolas, a iniciativa tem como objetivo contribuir para a promoção da cidadania e permitir aos estudantes compreenderem melhor o papel do Legislativo”.

Masinho lembrou que projetos de iniciativa de vereadores mirins chegaram a se tornar lei no município de Ipatinga. “Fico feliz de ver os jovens interessados na política e inteirados com os problemas da nossa cidade. Assumo o compromisso com vocês de que trabalharemos juntos para garantir maior desenvolvimento e crescimento para o nosso município. Ipatinga precisa de vocês”, afirmou o presidente da Câmara, se dirigindo aos novos vereadores mirins.

Também presente à posse, a vereadora Cassinha Carvalho destacou a importância da leitura e dos estudos na vida dos jovens. “Eu trilhei caminhos que me trouxeram até esta tribuna. Hoje, estou vereadora, mas eu sou educadora, professora e advogada. A educação é a única saída. Então, o conselho que dou para vocês, de amiga e colega vereadora, é: leiam, estudem e se informem. A educação é um direito dos jovens, mas também é um dever. Não adianta nada eu querer passar um conteúdo e vocês não quererem aprender. Se deu certo para mim, vai dar para vocês também”.

Emocionado e vibrando com sua eleição a presidente da Câmara Mirim, o estudante Matheus Silva também usou a tribuna para discursar. “Quero agradecer muito a vocês por seus votos e pela confiança. Vamos sempre procurar nos unir, com um objetivo único, que é ajudar a quem precisa. Espero que esse mandato seja incrível e cheio de oportunidades para que a gente possa deixar a nossa marca nessa cidade que a gente tanto ama”.

Representantes de escolas, familiares e amigos dos novos vereadores mirins
prestigiaram a cerimônia de posse

Vereadores Mirins que tomaram posse

ALICE CAROLINE FERREIRA ALVES             ESCOLA MUNICIPAL LEVINDO MARIANO

AMANDA SOARES BARBOSA                       ESCOLA MUNICIPAL PADRE CÍCERO

CAUÃ QUEIROZ FERNANDES DE SOUZA      ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR EVALDO FONTES

EDUARDA ANÍCIO GONÇALVES                   ESCOLA EDUCAÇÃO CRIATIVA

ESTER EMANUELLE VIANA BATISTA             ESCOLA MUNICIPAL EVERSON MAGALHÃES

FELIPE MAYKON DA COSTA SANTOS            ESCOLA ESTADUAL GERALDO GOMES RIBEIRO

GUSTAVO ALVES DE OLIVEIRA                    ESCOLA ESTADUAL MANOEL IZÍDIO.

GUSTAVO GOMES SANTOS                          ESCOLA ESTADUAL ALMIRANTE TOYODA

JULIA OLIVEIRA DA SILVA                           ESCOLA ESTADUAL WILSON ALVARENGA

KAREN VITÓRIA SILVA FERNANDES              ESCOLA MUNICIPAL JOÃO REIS DE SOUZA

KETLEY VITÓRIA DAMASCENO ARAÚJO          ESCOLA ESTADUAL GERALDO GOMES RIBEIRO

MARCELLY CONRADO ARAÚJO                       ESCOLA MUNICIPAL ALTINA OLIVIA GONÇALVES

MATHEUS SILVA SANTANA SANTOS               COLÉGIO SÃO FRANCISCO XAVIER

NATÁLIA TOMAZ ASSIS LIMA                         ESCOLA MUNICIPAL JOÃO WALMICK.

PAULA MARIA FIGUEIREDO CUNHA                 ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ ALVES DE ASSIS / APAE

PATRICK SILVA DAMASCENO                          ESCOLA MUNICIPAL ARTHUR BERNARDES

RUBIANNY GABRIELA DAMIÃO DE OLIVEIRA     ESCOLA MUNICIPAL ZÉLIA DUARTE PASSOS

THAMMARA JANNY MENDES MARINHO              ESCOLA ESTADUAL SÔNIA MARIA SILVA GOMES