Início do conteúdo

Audiência pública na Câmara de Ipatinga integra programação da Semana de Combate à Pedofilia


Publicada em 11/05/2018 15:29

Audiência pública na Câmara de Ipatinga integra programação da Semana de Combate à Pedofilia

Município é o terceiro no estado de Minas Gerais no ranking de denúncias desse tipo de crime

 

Começa nesta segunda-feira, dia 14 de maio, as atividades da Semana Municipal de Combate à Pedofiliaem Ipatinga. Aprogramação será feita com o objetivo de alertar a população quanto à importância de denunciar casos de abuso e exploração sexual no município. As ações lembram também o dia 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

 

A campanha é realizada numa parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) com a Escola Profissionalizante Tenente Oswaldo Macho (EPTOM) e diversas outras entidades da região.

 

Estão previstas intervenções educativas nas Escolas da cidade (cine-pipoca, teatro, música, distribuição de folders informativos), além de caminhadas e panfletagem. O grande ponto da programação deve acontecer no dia 16 de maio (quarta-feira), ás 13h30, quando a Câmara de Ipatinga abrirá as portas para uma audiência pública com o tema: “E quando a violência sexual vem à tona?”. Na ocasião, autoridades da área de segurança pública, especialistas e representantes de diversas entidades explanarão sobre o assunto.

 

 

Estatística

Conforme a Polícia Civil, Belo Horizonte e Contagem, na região metropolitana de BH, e Ipatinga, no Vale do Aço, são as cidades com mais ocorrências registradas por violência sexual desde 2015. “É difícil mapear e precisar o motivo do maior número de vítimas nestes locais, talvez, pela grande quantidade de habitantes. O que sabemos é que 82,5% são meninas, e, aproximadamente 44% são crianças de0 a11 anos”, disse Ana Patrícia França, da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente de Belo Horizonte.

 

A estatística do 14º Batalhão de Polícia Militar também confirma os dados. As denúncias de crimes sexuais cometidos na cidade de Ipatinga contra a criança e o adolescente cresceram 56% de 2016 para 2017.

 

Conforme o presidente do CMDCA, Leonardo Oliveira Rodrigues, o aumento das denúncias não significa exatamente o aumento no número de crimes, visto que muitos crimes sexuais ficam omissos. Para Leonardo, o aumento das denuncias pode ser uma conseqüência do aumento das atividades com foco em divulgar a importância do combate a esse tipo de crime.

 

“A nossa sociedade está entendendo a quem recorrer. Ao perceber qualquer mudança no comportamento de crianças e jovens, é preciso que se faça a denúncia, mesmo que seja um simples indício. Os órgãos competentes (conselhos tutelar e dos direitos) irão investigar em seguida”, orienta.

 

Denúncias de crimes do gênero devem ser feitas por meio do Disque 100, ou nas Polícias Civil e Militar, ou no Conselho Tutelar da cidade, pelo telefone: 313829-8427 3829-8433.

 

Corrente do Bem

O vereador Ademir Cláudio Dias (PROS), autor da lei 3.298, de 9 de janeiro de 2014, que incluiu no calendário oficial do município a Semana de Combate à Pedofilia, irá prestigiar todas as ações previstas para a Semana. “Temos que denunciar. Não podemos deixar nossas crianças e adolescentes a mercê de criminosos que destroem a infância. A cada vez que uma empresa, uma entidade ou uma liderança abraça nossa campanha eu sinto que estamos no caminho certo. É uma corrente do bem que se forma”, disse o vereador.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

14/05 – Segunda-feira

Intervenções das entidades junto à Secretaria de Educaçãoem diversas Escolas.

 

15/05 – Terça-feira

14h00 - Blitz no Novo Centro (Participação do EPTOM, CREAS e equipe técnica das entidades), distribuição de folders informativos em 23 pontos no Centro da Cidade.

 

16/05 – Quarta-feira

13h30 - Audiência Pública na Câmara de Ipatinga

Tema: E quando a violência sexual vem à tona?

 

17/05 – Quinta-feira

Atividades simultâneas das entidades nos territórios/ CREAS.

 

18/05 – Sexta-feira

Caminhada pelo Centro de Ipatinga com a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Centro de Referencia em Assistência Social(CREAS), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e entidades: Projeto de Deus, Maria Maria, Horta Comunitária, União de Defesa da Comunidade do Bairro Bom Jardim (UDCBJ), Movimento de Crianças e Adolescentes (MOVICAT), Associação Centro de Convivência Espaço da Família (ACCEF), Escola Profissionalizante Tenente Oswaldo Machado (EPTOM), Centro de Convivência Maria, Maria (CCMM), Ação Social SOS Família e Conselho Tutelar.

 

 

Início do rodapé