Atraso nos repasses do Governo de Minas afetam também hospitais filantrópicos

Publicada em 06/08/2018 17:33

Atraso nos repasses do Governo de Minas afetam também hospitais filantrópicos

A dívida do governo de Minas Gerais não é apenas com o Hospital Márcio Cunha, administrado pela Fundação São Francisco Xavier. O vereador Wanderson Gandra (PSC) relatou durante o encontro entre os vereadores e o prefeito Nardyello Rocha (MDB), que as unidades hospitalares que atendem pelo SUS em todo o Vale do Aço, têm sofrido com a falta de verba. Com isso, os trabalhadores da área da saúde também ficam com os salários atrasados.

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo (SINDEESS) através de seu presidente, Aguiar dos Santos, procurou o parlamentar para solicitar uma audiência pública para apresentar as dificuldades que os trabalhadores dos hospitais filantrópicos passam.

“Além dos pacientes ficarem sem o atendimento, os funcionários que trabalham nesses hospitais e que fazem o atendimento do SUS, não conseguem pagar a folha em dia. Virou uma bola de neve, que afeta o bolso do trabalhador da saúde”, explicou Gandra.

O Governo de Minas deve ao município de Ipatinga a quantia de R$ 42 milhões em repasses referente ao Fundo Municipal de Saúde. A dívida com o HMC é da ordem de R$ 30 milhões, totalizando um montante de R$ 72 milhões.

Os atrasos do Estado já haviam sido informados pelo vereador Wanderson Gandra (PSC) durante as audiências de prestação de conta quadrimestrais, feitas pela Comissão de Saúde Pública, Trabalho e Bem-Estar Social.