Proposta pretende orientar jovens na busca do primeiro emprego

Publicada em 28/08/2018 16:39

Proposta pretende orientar jovens na busca do primeiro emprego

Os jovens são os mais afetados pelo desemprego no país. Dados recentemente divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o desemprego entre trabalhadores de 18 a 24 anos é mais que o dobro da taxa da população em geral. Entre os jovens a taxa é de 26,6%, enquanto o percentual geral ficou em 12,4%.

Projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal de Ipatinga pretende dar uma mãozinha a essa geração. A proposta (nº 95/18), de autoria do vereador Gilmarzinho, instituiu a Semana de Orientação Profissional para o Primeiro Emprego, cujo objetivo, como diz o próprio nome, é orientar os jovens na busca do primeiro emprego.

“Essa semana vem para ajudar nossos jovens e nosso município a enfrentar essa terrível crise, que pegou todos em cheio, principalmente essa nova geração”, disse o autor Gilmarzinho.

De acordo com a proposição, a semana seria realizada anualmente na última semana de outubro.  As atividades, segundo o parlamentar, ficariam concentradas dentro das escolas municipais.  “A ideia é estimular as escolas da rede municipal a desenvolverem atividades destinadas à orientação dos alunos a partir do 9ª ano do Ensino Fundamental”, disse Gilmarzinho.

Informar sobre as profissões em alta, esclarecer acerca da Lei da Aprendizagem, fazer uma ponte entre empresas que contratam menores aprendizes são alguns tópicos a serem abordados dentro das escolas.

O texto já foi aprovado em 1º turno na última reunião e precisará de mais uma aprovação para ser enviado ao governo municipal para sanção.