Dia V do Setembro Vascular é sucesso em Ipatinga

Publicada em 01/10/2018 17:35

Dia V do Setembro Vascular é sucesso em Ipatinga

Ação faz parte da lei aprovada pela Câmara que determina ações preventivas de doenças vasculares

O governo municipal realizou ontem, 30 de setembro, o Dia V do Setembro Vascular. A ação faz parte do cumprimento da lei, de autoria do vereador Ademir Cláudio Dias, que prevê a realização de ações preventivas a serem feitas no mês de setembro, como previsto pela lei nº 3.718/17. A data foi criada com o objetivo de reforçar a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças vasculares. O autor do projeto acompanhou de perto todas as atividades realizadas no Parque Ipanema. “Só tenho a agradecer a todos os envolvidos, principalmente aos voluntários, que doaram o seu tempo para ajudar ao próximo. Aproveito a oportunidade para mais uma vez agradecer à comunidade de Ipatinga, que abraçou a causa e compareceu em massa ao Dia V do setembro Vascular”, disse Ademir.

No dia V, realizado das 9h às 14h,  107 pessoas com mais de 65 anos puderam fazer um ultrassom de aorta abdominal gratuitamente. Além disso, várias outras pessoas participaram da ação aferindo a pressão arterial, fazendo exame de glicose e recebendo dicas de hábitos saudáveis e folders informativos sobre a prevenção de doenças vasculares. “Dos examinados, três foram diagnosticados com aneurisma de aorta abdominal. Ou seja, três pessoas, que nem imaginavam terem essas doenças, poderão usufruir do tratamento devido. Esses pacientes receberam orientações médicas e foram encaminhados para tratamento”, disse a Diretora do Departamento de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, Cíntia Maria Babeta Pires.

Para a Gerente da Unidade de Saúde do Bairro Esperança, Lione Neves Xavier, eventos como esse são de grande importância para a prevenção de doenças e promoção da saúde no município. “O conhecimento dos fatores de risco pela população, a divulgação de hábitos saudáveis, o diagnóstico e o tratamento precoce (se houverem fatores de risco) são fundamentais para a preservação de muitas vidas”, pontuou Lione.

Maria do Socorro Franco, de 81 anos, foi uma das primeiras pessoas a chegarem na ação. “Procuro ter hábitos saudáveis e tento manter meus exames em dia. Hoje fui atendida aqui com muita atenção, por isso gostaria de parabenizar a todos os envolvidos”, elogiou.

Prevenção

O público também pôde visitar um protótipo de artéria gigante, inflável. O equipamento ajudou a explicar de forma interativa as diversas patologias vasculares, como varizes, trombose, aneurisma, arteriosclerose e doenças obstrutivas. E chamou a atenção de várias pessoas que passavam pelo parque Ipanema.

O angiologista e cirurgião vascular Luiz Ronaldo Godinho esteve à frente da organização do Setembro Vascular e comemorou o sucesso da ação. “Graças às atividades realizadas nesse domingo, conseguimos diagnosticar precocemente algumas pessoas que apresentaram sintomas de doenças vasculares. Sabemos que nosso maior inimigo é a falta de informação. E hoje foi possível levar informação para muitas pessoas que não tinham conhecimento sobre doenças vasculares. O nosso sentimento é de missão cumprida. Sabemos que ainda há muito que se fazer, mas acreditamos que estamos no caminho certo”, disse o médico voluntário.