Parlamentares comemoram Dia Nacional do Vereador

Publicada em 02/10/2018 17:48

Parlamentares comemoram Dia Nacional do Vereador

No Dia Nacional do Vereador, comemorado nesta segunda-feira, dia 1º, a Gerência de Integração com a Comunidade preparou um evento para homenagear nossos parlamentares. Com a presença do prefeito Nardyello Rocha, eles participaram da ação de abertura do “Outubro Rosa” e ganharam parabéns coletivo dos servidores da instituição.

O Dia Nacional do Vereador foi criado pela Lei Federal nº 7.212, de 11 de julho de 1984. O vereador é o agente político eleito para um mandato de quatro anos e o representante legítimo do cidadão. “É o político mais próximo da população, porque é mais acessível e todo mundo sabe onde ele mora, e por isso também merece todo o nosso respeito. Digo sempre que foi nesta Câmara que começou a minha história e sempre me emociono em voltar a esta Casa”, disse o prefeito Nardyello. “Agradecemos o carinho de todos servidores por esse dia tão especial, ao mesmo tempo em que continuaremos nos empenhado para cumprir tudo que foi proposto no Planejamento Estratégico e melhorar ainda mais esta instituição”, disse o vereador Jadson Heleno, presidente da Câmara de Ipatinga.

Segundo o antigo dicionário de Francisco Solano Constâncio, supostamente publicado em 1873, a origem etimológica da palavra vereador está associada ao verbo “verear”, que em português arcaico significa “reger e cuidar do bem público”. Ipatinga tem 19 vereadores, sendo 3 mulheres e 16 homens.