Câmara lança novo portal institucional

Publicada em 09/10/2018 18:52

Câmara lança novo portal institucional

Aplicativo também é lançado; novas funcionalidades facilitam navegabilidade e oferecem mais transparência aos trabalhos legislativos

A Câmara Municipal de Ipatinga lançou oficialmente nesta terça-feira o novo portal da instituição. Um novo aplicativo para plataformas Android também foi apresentado. O lançamento foi realizado na plenário da Câmara, com a presença de vereadores, servidores e profissionais da imprensa. Todo o desenvolvimento do novo portal e do aplicativo foi feito integralmente por técnicos da Câmara, sem custos para a instituição. O novo portal passou por uma reformulação geral, com modificações que vão da aparência a novas funcionalidades. A navegação passa a ser mais intuitiva, com mais clareza na apresentação dos links, como é o caso das redes sociais. E pessoas com algum tipo de deficiência passarão e ter pela primeira vez recursos que permitirão a navegabilidade.

“O novo site foi adaptado com recursos que visam atender usuários com necessidades especiais. Caso seja acessado por uma pessoa com deficiência visual, por exemplo, ouvirá o que está escrito, sendo necessário apenas que seja utilizado um software de leitura de tela”, diz o vereador Jadson Heleno, presidente da Câmara.

Os recursos de acessibilidade digital seguem o padrão determinado por lei federal. Segundo técnicos da Câmara de Ipatinga, o novo site atinge 95% de acessibilidade, número acima do mínimo de 85% exigido por lei. Somente 5% dos portais nacionais possuem recursos de acessibilidade digital, mesmo o país tendo, de acordo com IBGE, 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência. “Outro recurso ligado à acessibilidade diz a respeito das teclas de atalho, que facilitarão muito aqueles que possuem alguma dificuldade motora”, acrescenta a servidora de informática Carla Priscila, responsável pela criação do novo portal.

O novo site traz ainda links de consulta às leis e proposições de forma mais clara e rápida, com mais facilidade de localizar as informações. Com a mudança, é possível buscar dados legislativos digitando uma palavra de acesso, um número de lei ou simplesmente o nome do autor da proposição.

Com recursos responsivos, o site passa também a responder a vários tamanhos de dispositivos (computadores, celulares, tabletes), se adaptando automaticamente à largura de tela na qual está sendo visualizado. Os 19 vereadores da Câmara também ganharam destaque na nova página. O internauta poderá conhecer o perfil e os trabalhos de cada vereador clicando na imagem de cada um.

CAC e novo App

Agendamentos no Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) eram feitos apenas de forma presencial, sendo necessária a ida à Câmara e pegar fila para, por exemplo, retirar a segunda via de documentos ou certidões. O CAC atende cerca de 5 mil pessoas todo mês. Agora os agendamentos poderão ser feitos tanto pelo portal quanto pelo aplicativo.  Esse recurso pretende diminuir as filas de espera e dar mais agilidade ao atendimento. Quem não possui acesso à internet ou tem alguma dificuldade com a tecnologia poderá continuar a ser atendido normalmente.

A Câmara de Ipatinga é a primeira da região e uma das poucas no país a desenvolver um app exclusivamente para o Poder Legislativo.  Todo o conteúdo do site pode ser acessado de forma mais simples e rápida pelo celular, sem a necessidade de navegar pela internet.  Transmissão de reuniões, pesquisa de leis, proposições, entre outros recursos, estarão também disponíveis pelo aplicativo. O app poderá ser baixado gratuitamente para plataforma Android na loja do Google e em breve será também lançado para quem possui Iphone. Segundo o site Olhar Digital, nove em cada 10 celulares no Brasil rodam apenas Android.

O presidente da Câmara destaca o empenho dos servidores na criação do novo portal. “Quero parabenizar nossa equipe que, sem gastar um centavo, desenvolveu novas plataformas modernas e com acessibilidade. Esses novos recursos oferecerão ainda mais transparências os trabalhos desenvolvidos pela Câmara de Ipatinga”, afirmou Jadson Heleno.