Novos vereadores mirins recebem treinamento

Publicada em 30/10/2018 17:26

Novos vereadores mirins recebem treinamento

Os vereadores mirins que tomarão posse no dia 7 de novembro passaram por treinamento na tarde desta terça-feira (30). Reunidos na Câmara, com a presença de familiares e amigos, os alunos, que pertencem a escolas públicas e privadas, receberam uma aula sobre temas ligados à legislatura parlamentar, como o papel do Poder Legislativo e as atribuições do vereador. O treinamento foi dado por técnicos do Centro de Atenção ao Cidadão, órgão do legislativo responsável pela condução dos trabalhos da Câmara Mirim.

Os 19 vereadores mirins fazem parte do terceiro mandato da 6ª Legislatura, que vai até maio de 2019. Eles foram eleitos no pleito realizado em outubro, com o envolvimento de quase 40 escolas públicas e privadas. Cerca de 8 mil alunos participaram, numa das maiores eleições mirins do país.

Uma das estudantes que participaram do treinamento foi Letícia Vitória Capiche, da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade. Aluna do 8ª ano, ela diz que aprendeu muito com o curso e que já pretende apresentar propostas assim que tomar posse. “Aprendi a diferença entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Já tinha uma noção, mas agora deu para aprofundar mais sobre o assunto. Gostei de saber que nós poderemos apresentar indicações de verdade ao Prefeito. Isso é legal porque pretendo propor a criação de uma Olimpíada de Ciências entre as escolas”, diz ela.

A aluna do 8ª ano Letícia Vitória Capiche, da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade