Corte de verba publicitária viabilizou obras de melhorias na Câmara

Publicada em 20/11/2018 17:48

Corte de verba publicitária viabilizou obras de melhorias na Câmara

A atual gestão da Câmara Municipal de Ipatinga inverteu prioridades neste segundo semestre. O orçamento de 2018 previa um gasto de R$ 400 mil com a divulgação publicitária do legislativo municipal. Por uma decisão administrativa, tomada a partir da realização de um planejamento estratégico situacional governamental (Pesg), que contou com a participação direta dos servidores efetivos, comissionados e vereadores, decidiu-se pelo corte de mais de 60% dos recursos orçamentários, previstos para serem investidos em comunicação institucional do Legislativo. Obras de reforma e modernização das instalações do Centro de Atenção ao Cidadão, melhoria na qualidade do atendimento ao cidadão com a construção de uma nova recepção, aquisição de computadores, móveis e novos equipamentos para os setores de informática e comunicação social, com a implantação da Ouvidoria do Legislativo, só se tornaram possíveis com o corte nos gastos com publicidade.

Devido às obras de reforma do Centro de Atenção da Câmara de Ipatinga, o acesso a Casa tem sido feito por portaria improvisada pelos fundos do prédio. A reforma, com data prevista para ser concluída em meados de dezembro, garantirá maior conforto aos usuários do CAC e tornará o atendimento prestado mais humanizado e confortável.  “A nova recepção do CAC beneficiará a população de jovens, adultos e idosos que dependem do atendimento de serviços públicos gratuitos oferecidos pela Câmara. A mudança de prioridades dos investimentos que estão sendo feitos, definida pela atual gestão, trará em breve benefícios concretos à população”, explicou a contadora do legislativo municipal, Mônica Jacob.

O Gerente do CAC, Tadeu Figueiredo, explica que no início de cada mês, quando abrem cotas para a realização de procedimentos como isenção de casamento civil e retirada de 2ª via de identidade, é grande o número de pessoas que vêm até a instituição. “O que acarreta em formação de filas, e parte das pessoas acabam ficando no relento, já que a atual estrutura do órgão não foi preparada para tanta gente, o que dificulta tanto a vida dos trabalhadores como dos frequentadores”, disse Tadeu. Já o superintendente do Legislativo, Marcelo Afonso, explicou que o remanejamento dos recursos só foi possível por ter sido feito de forma planejada e com a participação de todos os servidores. “Com diálogo e participação, estamos investindo em melhorias pontuais e necessárias para aprimorar a prestação de serviços pela Câmara. O presidente tem exigido de todos nós a construção de uma instituição cada vez mais cidadã e acessível a todos os munícipes”, conclui o superintendente.

Todas as mudanças propostas pelo atual presidente, vereador Jadson Heleno, tem contado com o apoio da grande maioria dos demais vereadores. “Tenho o hábito de compartilhar minhas decisões com os demais membros da Mesa Diretora e com o conjunto de vereadores”, salientou o presidente. O CAC atende a cerca de 5.500 pessoas por mês. Com a entrega do novo CAC, o atendimento ficará mais ágil e os usuários terão um atendimento mais humanizado.