Instituto de Ação Social Terezinha é declarado de utilidade pública

Publicada em 30/11/2018 17:01

Instituto de Ação Social Terezinha é declarado de utilidade pública

A Câmara Municipal de Ipatinga declarou de utilidade pública o Instituto de Ação Social Terezinha-IAST, após aprovação unânime do Projeto de Lei nº 123/2018, apresentado pelo vereador Vanderson da Autotrans. Com isso, a instituição passa a estar apta a receber incentivo do Poder Público por meio de convênios.

O IAST atende mais de 160 famílias com baixa renda em Ipatinga e região, e pacientes acamados dependentes de uso de fraldas. Segundo a presidente do projeto, Marli de Oliveira Rodrigues, a confecção de fraldas no projeto chega a 9.780 por mês, que são doados a pacientes de várias idades. Todo o material doado é confeccionado pelo próprio projeto, em sua sede no bairro Planalto, em Ipatinga. Além disso, outra ação desenvolvida é a ressocialização de detentos, por meio de cultivo de horta comunitária no Centro de Reclusão Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba. O trabalho dá direito a remissão de pena para o preso, que tem como critérios para o benefício a disciplina e o bom comportamento. Já na ala feminina, o projeto fornece todo material higiênico íntimo para as detentas, que inclusive fazem o trabalho de confeccionar o material por meio de maquinários.

O instituto também tem convênios com outras áreas de atuação da saúde, como benefícios para consultas e assistência psicológica. “O projeto é bastante abrangente”, diz Marli. Para se inscrever, há critérios como renda familiar, dentre outros. A equipe visita a família para constatar a realidade do paciente. O projeto através de convênios também cuida dos casos de violência contra idoso, por meio de denúncias e, se constatado, “são tomadas as providencias cabíveis”, diz ela.    “Este projeto é uma realização de um sonho, e poder fazer parte do alívio de muitas pessoas é muito gratificante. Poder me doar um pouco e ser reconhecida é o que me impulsiona.”, disse Marli, emocionada.

O vereador Vanderson da Autotrans elogiou os trabalhos desenvolvidos pelo instituto e pediu apoio da administração municipal para ampliar os atendimentos.  “Hoje o projeto atende 160 famílias. Pedi o Prefeito para visitar o projeto e conhecer o trabalho desenvolvido lá. Com aprovação dessa proposta de utilidade pública, estamos dando o primeiro passo para, quem sabe, podermos dobrar a capacidade”, diz o parlamentar.