Primeiro projeto de lei de 2019 dá nome à nova unidade de saúde

Publicada em 22/01/2019 14:13

Primeiro projeto de lei de 2019 dá nome à nova unidade de saúde

Foi protocolado na Câmara Municipal de Ipatinga o primeiro projeto de lei do ano. A proposta dá à Unidade Básica de Saúde do bairro Bom Jardim, na Avenida das Flores, recentemente inaugurada, o nome de Onéias Carlos Pires. Segundo o autor da proposição, vereador Paulo Reis, Onéias Pires foi uma das maiores lideranças reconhecidas na cidade de Ipatinga, onde residiu no bairro Bom Jardim a partir de 1962.

“Presidente da Associação de Moradores União e Defesa da Comunidade do Bom Jardim, Onéias fez um trabalho que até hoje é reconhecido pela comunidade. Foi o primeiro a conseguir uma doação de uma ambulância. Por meio de convênios, trouxe ainda atendimentos médicos em várias áreas e também realizou campanhas de doação de leite para famílias carentes do bairro”, explica o vereador.

Além disso, segundo o parlamentar, o homenageado conseguiu através da Prefeitura a primeira quadra de futebol de salão dentro da sede. O parlamentar acrescenta que Onéias foi o primeiro presidente do movimento por moradia popular em Ipatinga. “Muitas famílias conseguiram ter suas casas próprias graças a ele”, diz Paulo Reis.

Onéias Pires faleceu em 1998. “Naquele ano, o bairro Bom Jardim perdia um dos mais antigos moradores, e o município de Ipatinga perdia um grande cidadão. Essa homenagem é justa por tudo que ele fez para o bairro e também para o município”.

Mais

A UBS Bom Jardim II foi inaugurada neste mês e já começou a funcionar no último dia 16. O investimento foi de mais de R$ 1,9 milhão, tendo como contrapartida recursos próprios e a doação do terreno pela Prefeitura de Ipatinga, em parceria com o governo de Minas Gerais.

A Unidade também atenderá as 300 famílias contempladas e que ocuparão em breve os apartamentos do Conjunto Habitacional Bom Jardim III.

A estrutura profissional é composta de 20 trabalhadores, entre médicos, enfermeiros, técnicos e assistentes. Entre os serviços oferecidos estão consultas médicas em clínica geral, equipe Estratégia de Saúde da Família, programas Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Hiperdia, Odontologia e Zoonoses.

foto destaque: Mais Vip