Audiência apresenta balancete e ações na saúde municipal

Publicada em 28/02/2019 16:17

Audiência apresenta balancete e ações na saúde municipal

Vereadores solicitam listagem de médicos e servidores que atendem nas UBS do município, demanda reprimida de cirurgias eletivas e exames existentes na rede municipal

O município investiu na saúde de Ipatinga R$ 94,2 milhões nos meses de setembro a dezembro de 2018. Os dados são do relatório do 3° quadrimestre, apresentado aos vereadores da Comissão de Saúde Pública, Trabalho e Bem Estar Social nesta quinta-feira (28), no plenário da Câmara Municipal. O Fundo Municipal de Saúde recebeu da União R$ 46,9 milhões e outros R$ 6,3 milhões do governo estadual, de setembro a dezembro; deste montante, R$ 4,9 milhões foi repassado ao Hospital Márcio Cunha para custear procedimentos de média e alta complexidade.

Com recursos próprios foram investidos pelo município na área da saúde R$ 40,8 milhões, valor que, segundo os representantes da Secretaria Municipal de Saúde, equilibrou a prestação de serviços à população ipatinguense. Magid Mendes, representante da Secretaria Municipal de Saúde, destacou ainda o crescimento da cobertura da atenção básica, que passou de 69,8% em 2017 para 83,9% no ano passado. Nos últimos quatro meses do ano de 2018 os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) realizaram 170.906 atendimentos.

ENCAMINHAMENTOS - A audiência pública foi presida pela vereadora Márcia Perozini e contou com a participação dos vereadores Gilmar Lopes (Mazinho), Geraldo Andrade, Lene Teixeira e o presidente da Casa, Jadson Heleno. Foram solicitado à Secretaria Municipal de Saúde várias informações, uma delas diz respeito ao real número de usuários cadastrados no sistema Sânitas da Prefeitura de Ipatinga. A solicitação partiu do presidente Jadson Heleno tendo em vista a necessidade de se conhecer o cadastro real de pessoas. Outro pedido contempla a listagem de todos os profissionais de saúde que trabalham nas unidades de saúde da rede municipal, o que incluiu contratados e concursados, bem como a carga de horário de trabalho.  “Precisamos saber qual a situação real das unidades de saúde, outro dia fui informado que não havia médico na UBS do Veneza. Outro pedido que desejo fazer é sobre o andamento das obras de reforma da Unidade de Saúde do Jardim Panorama. Foi feito o processo licitatório, mas não começou a obra”, pediu o presidente. Ainda foram requisitados os dados oficiais sobre a demanda reprimida de exames, cirurgias eletivas e consultas especializadas existentes na rede pública de Ipatinga. “Precisamos saber quem são a pessoas que estão nessa fila de espera”, justificou Jadson.

Lene Teixeira solicitou informações sobre a quantidade de técnicos de enfermagem existentes hoje na rede pública e dados sobre os serviços de exame de endoscopia. “Historicamente sempre trabalhei pela política de saúde como direito. Nos gabinetes chegam muitas reclamações sobre essas demandas”, comentou a vereadora. O vereador Mazinho lembrou a falta de repasses do governo de Minas com Ipatinga que hoje ultrapassa o valor de R$130 milhões, dos quais R$ 80 milhões são na área da saúde. Ele ainda elogiou o empenho dos servidores públicos que têm se desdobrado para manter os serviços a população em meio a crise financeira.  Sobre os questionamentos, a Comissão de Saúde Pública, Trabalho e Bem-Estar Social vai reunir as solicitações feitas pelos parlamentares e encaminhar documento oficial à Prefeitura de Ipatinga. No encerramento da audiência pública, a pastora Márcia Perozinne salientou o esforço que os servidores da saúde têm feito. “Na administração pública existe o que é urgente e importante, e, em função da urgência, algumas situações ficam em segundo plano, mas a saúde não pode esperar”, afirmou.