Vereadores aprovam instalação de Comissão Processante

Publicada em 14/03/2019 18:31

Vereadores aprovam instalação de Comissão Processante

Lene Teixeira, Toninho Felipe e Tunico foram os sorteados e conduzirão os trabalhos, que têm 90 dias para serem concluídos

Por 18 votos favoráveis, o Plenário da Câmara de Ipatinga decidiu pela aprovação da Comissão Processante (CP), protocolada na Câmara no último dia 21 de fevereiro, para apurar se houve ou não quebra de decoro parlamentar por parte de quatro vereadores da atual Legislatura.

Para a votação, a Câmara convocou os suplentes dos denunciados, Ley do Trânsito (suplente de Rogerinho), Adelson Fernandes (suplente do vereador Paulo Reis), Gustavo Nunes (suplente do Luis Márcio), Fábio Pereira (suplente do vereador Wanderson Gandra) e, por fim, Avelino Cruz (suplente do presidente da Câmara Jadson Heleno), que está impedido de votar e participar da CP, por ser o vereador denunciante. As regras da votação estão dispostas no Decreto Lei 201 de 1967.

Após a leitura de toda a denúncia, os vereadores, juntamente com os suplentes, foram convidados a dar seus votos de forma nominal e aberta. Todos os votantes disseram sim, e a instalação da Comissão tem até 90 dias para concluir os trabalhos. Os parlamentares denunciados foram alvo de uma investigação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), estando três deles presos e um, foragido.

Após o sorteio, observando a proporcionalidade partidária, a Comissão será formada por Lene Teixeira (Presidente), Antônio Alves - Tunico (Vice-presidente) Antônio José Ferreira, Toninho Felipe (Relator). Lene Teixeira falou que já nesta sexta-feira (15) a comissão fará sua primeira reunião e deliberará como serão feitos os trabalhos. “Iremos conduzir a Comissão com ética e transparência, dando ciência a comunidade de todo o processo de trabalho, oportunizando a ampla defesa aos denunciados e fazendo tudo para que o relatório final seja concluído em tempo hábil, e que o plenário resolva posteriormente se acata ou não o parecer final da Comissão, votando pela quebra de decoro ou não”, disse Lene.