TV Câmara transmite ao vivo as primeiras sessões de processos licitatórios

Publicada em 06/05/2019 17:46

TV Câmara transmite ao vivo as  primeiras sessões de processos licitatórios

Ação que visa dar mais transparência aos atos do Legislativo está prevista em Resolução aprovada em plenário

A Câmara de Ipatinga realizou, na última sexta feira (3), a primeira transmissão ao vivo, pela internet, de uma etapa de licitação realizada pelo Legislativo. O processo em questão é referente à contratação de Agência de Publicidade. “Foi transmitido o sorteio dos nomes que vão compor a Subcomissão Técnica de análise de julgamento das propostas técnicas, conforme determina a Lei Complementar 12.232 de 2010”, explicou Rodrigo Nunes, presidente da Comissão de Licitação.

Nesta segunda-feira (6), a TV Câmara, que, há vários anos, transmite as reuniões parlamentares e audiências públicas pelas redes sociais youtube e facebook, colocou no ar outro procedimento licitatório.  “Hoje demos ampla publicidade ao pregão 4/2019, cujo objetivo é a aquisição de materiais para a cantina do Legislativo, a exemplo de pó de café. Eram quatro concorrentes e tudo saiu muito bem”, comentou o servidor Juliano Braz, membro da Comissão de Licitação.

Para os membros da Comissão, a transmissão além de trazer mais publicidade aos atos da Câmara, também os resguarda. “A transmissão comprova que cumprimos todos os ritos previstos em lei. Isso é ótimo”, enfatizou Juliano.

Nova Lei - De autoria do presidente Jadson Heleno, a Câmara aprovou no mês de abril o Projeto de Resolução 01/19, que disciplinou que as licitações serão todas transmitidas ao vivo, via internet. Jadson frisou que todas as licitações já cumprem as exigências de publicação descritas em lei, mas que agora terão ainda mais publicidade. “A população está cada dia mais conectada e poderá acompanhar de qualquer lugar os processos de compra da Casa. Vale lembrar que serão vídeos completos de toda a etapa dos certames, desde os credenciamentos das licitantes até a definição do vencedor”, explicou o presidente.