Integrante de Comissão de Educação trabalha prevenção de suicídio em escola

Publicada em 07/05/2019 18:12

Integrante de Comissão de Educação trabalha prevenção de suicídio em escola

Relatora da Comissão Parlamentar de Educação toma iniciativa de levar o tema a alunos e pais da Escola Municipal Levindo Mariano

Localizada no bairro Bom Jardim, a Escola Municipal Levindo Mariano recebe nesta semana uma série de atividades que tem como foco a prevenção do suicídio entre jovens estudantes. A iniciativa é da vereadora Márcia Perozini, relatora da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Ipatinga.

A proposta, de acordo com a parlamentar, é falar abertamente sobre a valorização da vida. “E não somente com os alunos. Os pais também participarão das discussões. Durante toda a semana, colocaremos à disposição um plantão psicológico na escola para atender pais e alunos, entre outras iniciativas”, diz a vereadora Márcia Perozini.

O tema será abordado dentro da Semana de Educação pela Vida, por meio do projeto Sala Viva, de autoria da parlamentar.  Profissionais de psicologia serão disponibilizados em parceria com a Faculdade Única. A psicóloga Jany Mara Bartolomeu dará uma palestra aos pais na quinta-feira (9). Ela já esteve na Câmara de Ipatinga palestrando sobre o tema no Setembro Amarelo, uma campanha nacional de prevenção ao suicídio.

Essa é a terceira vez que a vereadora Márcia Perozini leva o trabalho de prevenção de suicídio para dentro das escolas. As Escolas Estaduais Canuta Rosa, no Cidade Nobre, e Wilson Alvarenga, no Canaã, receberam edições do projeto em 2018. Além da vereadora Márcia Perozini, também fazem parte da Comissão de Educação da Câmara os vereadores Adiel Oliveira (presidente) e Lene Teixeira (vice-presidente).

Mais

Segundo estudos na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a taxa de suicídio entre adolescentes no Brasil cresceu nos últimos anos. Entre 2006 e 2015, esse índice teve aumento acumulado de 24%. Um cenário que levou o Ministério da Saúde a divulgar, em 2017, pela primeira vez, um Boletim Epidemiológico de Tentativas de Suicídios e Suicídios Consumados no Brasil. Em 2018, foi registrado um caso de suicídio de um estudante no município de Ipatinga.

Foto destaque: Equipe do gabinete da parlamentar participa do projeto com alunos da Escola Municipal Levindo Mariano