Com posse de Rominalda, Câmara tem a maior bancada feminina de sua história

Publicada em 17/05/2019 17:12

Com posse de Rominalda, Câmara tem a maior bancada feminina de sua história

Tomou posse na tarde desta sexta-feira (17), a suplente Rominalda Fátima de Paula. A nova parlamentar assume a cadeira do vereador afastado Osimar Barbosa, Masinho, que cumpre medida restritiva de liberdade. Com sua posse, a Câmara conta agora com quatro vereadoras, representando um índice de 21% de mulheres no parlamento, uma marca histórica desde a implantação da Câmara de Ipatinga.

Rominalda, que possui baixa estatura, em seu discurso de posse, disse que vai lutar pelas pessoas com dificuldade de locomoção, com deficiência, os pobres e aqueles que nem sempre são vistos pela sociedade. “Posso afirmar que, após tentar ser vereadora por quatro eleições consecutivas, minha posse nesta tarde prova que eu venci o preconceito, por inúmeras questões, por ser pequena e por ser mulher”, disse Rominalda.

A posse foi muito prestigiada e preparada de modo a atender as necessidades especiais da nova parlamentar. No plenário, sua cadeira foi adaptada, na tribuna, um móvel foi comprado para que a vereadora possa subir e ficar na mesma altura dos demais parlamentares e em seu gabinete, móveis, bebedouro, e demais mobiliários adaptados para promover a equidade.

O superintendente da Câmara, Marcelo Afonso, explicou que se reuniu com a vereadora antes de sua posse para saber quais adaptações seriam necessárias, “porém, naquele momento, ela disse que não tinha interesse de ser tratada de forma diferente. Informamos a ela que não se tratava de um benefício, mas sim, um direito dela, para que pudesse exercer seu mandato com dignidade”, disse Marcelo.

Mais – Na reunião desta sexta-feira, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei 32/19, que inclui no Plano Plurianual de 2018 a 2021 ações de modernização da administração municipal e financiamento junto a Caixa Econômica Federal.

Sobre a inclusão, o Executivo informou que a ação destina recursos para a contratação de equipamentos e mobiliários que proporcionarão a modernização e o desenvolvimento institucional da Prefeitura Municipal de Ipatinga.

Já em relação ao financiamento da Caixa, a ação visa dar cobertura a pagamentos referentes de outros encargos e juros decorrentes de contratação de operação de crédito.