Câmara de Ipatinga abraça causa do Autismo

Publicada em 28/05/2019 18:28

Câmara de Ipatinga abraça causa do Autismo

Mais um passo foi dado em favor das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista e de seus parentes, em Ipatinga. O presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, vereador Jadson Heleno, oficializou, na tarde desta terça-feira (28), convênio entre o legislativo e o Centro de Integração Azul (CIA), entidade que defende os direitos dos autistas no Vale do Aço.

A parceria estipula a cessão do plenário para a realização das reuniões promovidas pela entidade, que atua numa causa de extrema importância social para o município de Ipatinga e região.

“Estamos animados com o apoio oferecido pela Câmara de Ipatinga. A partir de agora, saberemos onde e quando serão realizados os nossos encontros. Sem preocupar com limitação de participantes por falta de espaço e estrutura. Na Câmara cabe todo mundo, é um lugar central, tem estacionamento, tem banheiros, tem toda condição de dar qualidade à nossa reunião”, comemorou Daniel Guedes, presidente do CIA.

Ainda segundo Daniel Guedes, com a disponibilização do espaço físico da Câmara, será possível transformar os encontros do CIA num Fórum permanente de discussão do autismo na cidade. Ficou definido que os encontros serão realizados em todo primeiro sábado do mês, a partir das 15h. Caso a data coincida com feriado, a reunião será reagendada para o sábado seguinte.

Audiência Pública

A assinatura do convênio com a Câmara Municipal de Ipatinga é um dos primeiros frutos da audiência pública realizada no último dia 16 de maio.

Convocada pelo vereador Jadson Heleno, a audiência contou com a presença de cerca de 400 pessoas. Com o tema: Autismo: Conhecer para Acolher, o encontro colocou em pauta a necessidade do implemento de políticas públicas em favor dos autistas.

“Durante a audiência, colocamos num mesmo espaço os autistas, suas famílias, o poder público e profissionais especializados no atendimento deste público. Vimos a necessidade de criar um lugar de discussão do tema, que é muito importante para as famílias cujos filhos têm diagnosticado o transtorno (TEA). A cada dia que passa, devemos transformar a Câmara num espaço permanente de discussão e, a partir daí, absorver todas as causas sociais que o poder público não entrega à população, em forma de obras e serviços, o que é de direito. O autismo precisa ser tratado como política pública importante, e assim continuaremos fazendo, tratando o tema como prioridade”, afirmou Jadson Heleno.

CIA

Criado em 2012, pela união de pais e amigos de pessoas com autismo, o CIA só foi instituído formalmente em 2014. Apesar de já possuir CNPJ e ter utilidade pública reconhecida pelo Estado e pelo município, o Centro de Integração Azul não recebe qualquer tipo de financiamento público. Por isso, a entidade ainda não possui uma sede própria e depende de doações para manter suas atividades.

“O CIA nasceu porque não sabíamos o que fazer e nem para onde ir. Então esta rede de pais e amigos se uniu para garantir apoio mútuo, com troca de experiências. Fazíamos vaquinha para a reunião, para o lanche, e aí foram aparecendo eventos, palestras e eventos e fomos informando estas pessoas. Hoje não temos uma fonte de renda fixa. É mais por doação de nós com nós mesmos”, ressaltou Daniel.