Câmara apresenta programa que vai movimentar rede municipal de ensino

Publicada em 18/06/2019 16:33

Câmara apresenta programa que vai movimentar rede municipal de ensino

A Escola do Legislativo e a Câmara de Ipatinga assinaram recentemente importantes convênios. Um deles, de cooperação com a Câmara Municipal de Pouso Alegre, no sul de Minas, está possibilitando a realização de um projeto que vai movimentar toda a rede pública municipal de ensino.

A apresentação do Programa Constituição em Miúdos, que vai levar aos alunos de 5º e 9º anos conhecimentos sobre a Constituição Federal de forma didática e acessível, acontece no dia 27 de junho, às 14h, no plenário da Câmara.

Também chamada de Carta Magna, a Constituição destaca os nossos deveres como cidadãos e a garantia de nossos direitos fundamentais, como saúde, educação, moradia, além de afirmar a legitimidade dos direitos civis e políticos no Brasil. Mas, muitas vezes, falta conhecimento das pessoas sobre esses direitos e deveres previstos na Carta.

Para facilitar o acesso e sua compreensão é que a educadora Madu Macedo, diretora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, teve a ideia de escrever a Constituição em Miúdos para alunos do ensino fundamental.

Em maio deste ano, o servidor Amaury Gonçalves, diretor da Escola do Legislativo da Câmara de Ipatinga, o superintendente Marcelo Afonso e o presidente da Câmara de Ipatinga, vereador Jadson Heleno, visitaram a Câmara de Pouso Alegre e participaram de um encontro com Madu Macedo. Dessa reunião pra lá de produtiva, surgiu a possibilidade de trazer o programa Constituição em Miúdos para Ipatinga.

Após desenvolver o projeto Câmara Mirim e Câmara Jovem em Pouso Alegre, Madu Macedo viu que poderia expandir a discussão sobre política e cidadania com os estudantes para além dos limites da cidade, situada no sul de Minas.

E assim surgiu a primeira versão da Constituição em Miúdos, com o apoio do presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), Florian Madruga, também diretor da Secretaria de Editoração e Publica-ções do Senado Federal.

A primeira versão da obra foi impressa pelo Senado e reimpressa em vários estados, dando acesso ao seu conteúdo a milhões de crianças pelo País. Em 2018, nas comemorações dos 30 anos da Constituição Federal, foi lançado pelo Senado Federal o livro Constituição em Miúdos II.

Para trabalhar a Constituição em Miúdos nas escolas municipais de Ipatinga, a Escola do Legislativo vai utilizar toda a experiência didática de Madu Macedo. Serão realizadas diversas atividades com os estudantes, incluindo uma gincana.

As diretorias, coordenações pedagógicas e professores da rede pública também serão envolvidos no programa, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

No dia 27 de junho, Madu Macedo vai participar, no período da manhã, de uma oficina destinada aos coordenadores pedagógicos das escolas. À tarde, a educadora estará no plenário da Câmara para a apresentação do Programa para a comunidade em geral.

Nesta semana, os vereadores Jadson Heleno e Ademir Cláudio, juntamente com o prefeito Nardyello Rocha, marcaram presença nas Escolas Municipais Arthur Bernardes (Canaã), Hugo Duarte (Canaã), Deolinda Tavares Lamego (Bethânia) e Zélia Duarte Passos (Bethânia) para divulgar o projeto.

Arte criada pela Câmara Municipal de Ipatinga para divulgar o projeto "Constituição em Miúdos"

“A proposta é aproximar crianças e adolescentes dos principais conceitos da Constituição Federal. Usando uma linguagem fácil e descomplicada. O programa vai permitir o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, solidária e igualitária", diz Jadson Heleno.

Ele acrescenta que o ensino da Constituição vai passar a fazer parte da matriz curricular das escolas municipais.

“A própria criadora da Constituição em Miúdos, professora Madu Macedo, ajudará no trabalho de capacitação dos professores. A ideia é que já no segundo semestre os alunos das escolas de Ipatinga já comecem a conhecer mais de perto a Lei Maior do nosso país”.