Lei aprovada estimulou município a atingir cobertura vacinal

Publicada em 04/07/2019 16:28

Lei aprovada estimulou município a atingir cobertura vacinal

Vaga na escola garantida para estudantes em dia com suas vacinas obrigatórias pelo SUS

A Secretaria de Saúde do município de Ipatinga apresentou em Brasília, recentemente, informações que fazem o município figurar como um das cidades brasileiras que se destacam quando o assunto é a cobertura vacinal.

Esta vitória se dá, em parte, porque a Câmara vem promovendo políticas públicas de estímulo à vacinação. Uma delas, do vereador Ademir Claudio, determinou que a família que desejar matricular seus filhos em escolas e creches municipais, deve apresentar o cartão de vacina devidamente preenchido com as vacinas exigidas no calendário do SUS.

“A medida se deu porque em todo o país, a propagação de notícias falsas envolvendo a vacinação acabou atrapalhando e muitos pais, deixaram de vacinar seus filhos, justamente por acreditar erradamente que vacinas fizessem mal às crianças. Neste aspecto, tivemos a ideia de fortalecer os vínculos escolares, propondo na lei que a vaga na escola estaria assegurada para as crianças em dia com as vacinações propostas do SUS”, disse Ademir.

Ele salienta que a proposta não tem fins punitivos.  “Lugar de criança é na escola, só intensificamos a obrigatoriedade da vacinação”, frisou o vereador.

Para a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (DEVS), Mara Fernanda Alves, a iniciativa da lei veio complementar um trabalho árduo realizado no município, em prol da vacinação.

“Temos informações que muitas mães têm procurado os postos de saúde para atualizar as vacinações de seus filhos, antes de matriculá-los. Neste aspecto, a lei nos auxilia a termos êxito, juntamente com o trabalho em prol da total cobertura vacinal, que já é realizado. São esforços que fazem Ipatinga sair na frente”, disse Mara.

Ela ainda informou que “o município de Ipatinga está tendo um desempenho muito bom em relação aos demais municípios e que a soma de esforços são sempre muito vindas”, finalizou ela.

*imagem: Foto Fabrício Cunha/Agência Brasil