Início do conteúdo

Após lei, Ipatinga promove a 1ª Semana da Gestante, Parturiente e Bebê


Publicada em 07/08/2019 13:31

Após lei, Ipatinga promove a 1ª Semana da Gestante, Parturiente e Bebê

 

Município promoverá várias ações em prol das grávidas assistidas pela rede municipal de saúde. 

 

Nos próximos dias 09, 14, 23 e 30 de agosto, as grávidas do município poderão participar de um momento de visitação à maternidade da unidade I do Hospital Márcio Cunha, no bairro das Águas. Esta medida faz parte de um conjunto de ações promovidas pela Prefeitura Municipal de Ipatinga em decorrência da Semana da Gestante, Bebe e Parturiente, aprovada na Câmara de Ipatinga.

Conforme o Executivo, “esta será uma oportunidade das gestantes conhecerem as salas de acolhimento e de preparo que elas frequentarão nos momentos que antecedem o parto”.

De autoria da vereadora Márcia Perozzini, a Lei 3.902, de 27/12/2018 tem como objetivo informar às mulheres, principalmente as que estão grávidas, sobre os seus direitos e a importância de buscarem um atendimento de qualidade já no pré-natal.

Para a autora, “é uma grande alegria saber que pude contribuir com essas mulheres que se encontram em situação tão especial, como as grávidas e parturientes e ainda os bebês; estes serzinhos que dependem tanto de nós. A Regulamentação desta lei nos prova o quanto o Executivo está empenhando em promover políticas de inclusão de pessoas”, disse Márcia Perozini

 

Autora da lei, Márcia Perozzini acompanha uma das ações promovidas para as gestantes

 

A parlamentar defendeu que é na primeira infância que o ser humano desenvolve suas capacidades cognitivas, motoras, socio-afetivas e de linguagem. “Ao investirem em políticas públicas para essa faixa etária, os municípios contribuem para que meninos e meninas tenham garantido o direito à saúde, à segurança e ao aconchego familiar”, comentou ela.

Segundo dados da Prefeitura, atualmente, 1.015 gestantes são assistidas pelos profissionais nas Unidades Básicas do município. A secretária de saúde de Ipatinga, Érica Dias disse que, “os profissionais da rede municipal de saúde têm trabalhado para assegurar uma assistência integral à mulher e ao bebê, desde o início da gravidez até a fase do puerpério, período que se estende de 45 a 60 dias após o parto. Tudo isso visando proteger a vida, atuando para diminuir o índice de mortalidade materno-infantil”.  

 

Serviço: Para participar da visita acompanhada na Maternidade do Hospital Márcio Cunha (HMC), as gestantes da rede pública de saúde devem ligar para o Departamento de Atenção Básica da Prefeitura de Ipatinga, no telefone 3829-8010.  

 

(Foto da capa: Servidora Ranúsia Moreira em momento do nascimento de seu filho Bernardo: acervo pessoal)

 

Início do rodapé