Escola do Legislativo realiza curso de Redação Oficial

Publicada em 23/09/2019 17:30

Escola do Legislativo realiza curso de Redação Oficial

Capacitação foi conduzida pela professora Leslye Soares e contou com a presença se servidores efetivos e comissionados da Câmara

Por meio da Escola do Legislativo, a Câmara Municipal de Ipatinga realizou nesta segunda-feira (23) mais uma rodada de capacitação de servidores públicos da instituição.

O curso Redação Oficial foi ministrado pela professora de português Leslye Soares, também servidora efetiva da Câmara Municipal de Ipatinga, e contou com a participação de servidores efetivos e comissionados da instituição. Ela explicou a importância do uso adequado da linguagem na redação de um texto oficial.

“Da mesma forma que a gente não vai à praia de terno ou a uma audiência de biquini, não podemos utilizar a linguagem coloquial, como gírias, jargões, em uma redação oficial. Então, ao escrever um ofício, projeto de lei ou uma comunicação interna, importante dar ênfase a uma linguagem mais formal”.

Mas ela esclarece que linguagem formal não significa ser robusta, complicada. “É utilizar palavras simples, corriqueiramente utilizadas no dia a dia, mas respeitando regras ortográficas e gramaticais”.

Uma redação oficial, segundo explica ela, segue seis características básicas: impessoalidade, correção (padrão culto da linguagem), clareza, concisão, formalidade e uniformidade.

“A impessoalidade, por exemplo, é muito importante na hora da escrita. Uma forma de fazer isso é colocar o texto na terceira pessoa. No lugar de dizer ‘eu solicito isso’, utilizar ‘solicita-se’, ‘o gabinete solicita’, ou outro termo nesse sentido”.

Ela ensinou também a forma correta de utilizar pronome de tratamento, muito comum em redações oficiais. “Embora se refira à segunda pessoa gramatical, os pronomes de tratamento levam a concordância para a terceira pessoa”.

Para Marcos Correa, servidor efetivo da Câmara, essa foi uma oportunidade a mais de aprender e colocar o conhecimento em português em dia. “Português é uma língua notadamente complexa, com muitas regras. Oportunidade como essa nos dá mais segurança ao escrever documentos, como ofício, comunicação interna. E, como a professora faz parte do nosso quadro técnico, ficamos mais à vontade de interagir, fazer perguntas”.

Ana Paula Ribeiro, também servidora efetiva, classificou o curso como uma experiência muito positiva. “Posso dizer que correspondeu totalmente às minhas expectativas. A comunicação é muito necessária no nosso meio de trabalho e aprender como fazer isso da maneira apropriada é muito importante”.

O curso contará com outro módulo na próxima quarta-feira (25), com apresentação dos erros gramaticais mais comuns.