Câmara realiza evento aberto abrindo as programações de Outubro Rosa

Publicada em 30/09/2019 13:30

Câmara realiza evento aberto abrindo as programações de Outubro Rosa

Em parceria com a Unimed Vale do Aço, instituição aposta em informação sobre a doença como aliada da prevenção.

A Câmara de Ipatinga dá início nesta terça-feira (1/10) as suas programações do Outubro Rosa. Este ano, a instituição investe em informações acerca da doença e contará com a parceria da Unimed Vale do Aço, Climag e Grupo se Toque, que abre o evento falando de seu trabalho de acolhimento as vítimas de câncer. Como Gesto concreto, a instituição arrecadará leite durante todo o mês de outubro.

A partir das 12h, os doutores do Expresso Graça darão boas-vindas aos servidores e munícipes que chegam à Câmara, em seguida, uma palestra será ministrada pelo médico oncologista Thayles Vinícius Moraes sobre os Mitos e Verdades sobre o Câncer de Mama. Após a biomédica da Climag, Eliane Drumond falará sobre autoexame e mamografia.

“Outubro é o mês voltado para a prevenção do Câncer de Mama. Para nós, que contamos com cerca de 130 servidoras, chamar a atenção para o tema, investir em conhecimento, informar, acolher, divulgar ações é mais que importante, é fundamental. Como uma instituição atenta às demandas da sociedade, também estamos em Campanha do Outubro Rosa, que já faz parte do calendário de eventos permanentes da Câmara”, disse o presidente Jadson Heleno.

O evento é aberto ao público em geral. A intenção é alertar a população sobre a importância dos exames de rotina, do diagnóstico precoce e da adoção de uma vida saudável como forma de prevenção dessa doença.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Câncer de Mama é a doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No país, esse percentual é de 29%. Em 2018, a estimativa foi de 59.700 novos casos da doença no território nacional, sendo que 15.403 mulheres morreram em decorrência da enfermidade.

Apesar de existir uma maior propensão ao desenvolvimento da doença entre mulheres com mais de 50 anos, o aumento na incidência de câncer de mama entre mulheres mais jovens nos últimos anos tem chamado a atenção. No Brasil, em mulheres com menos de 35 anos, a incidência hoje está entre 4% e 5% dos casos, faixa etária em que historicamente apenas 2% dos casos eram observados.

“O câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos), porém há outras questões a serem consideradas. A obesidade e o sobrepeso após a menopausa, a primeira menstruação antes dos 12 anos, o histórico familiar, sedentarismo e inatividade física, exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X), entre outros. Esclarecer as dúvidas da população em torno da doença é fundamental para o estímulo a prevenção e ao diagnóstico precoce”, afirmou o médico oncologista Thallys.

Já a biomédica e técnica em radiologia médica da Unimag, Eliane Drumond, explica que, “a mamografia é o método preconizado para rastreamento na rotina da atenção integral a saúde da mulher. A mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade do câncer de mama. Ela é recomendada para as mulheres de 50 a 69 anos a cada dois anos, porém há muitos mitos em torno do procedimento que causam receio em algumas mulheres. Queremos mostrar que a mamografia é uma aliada, e não o inimigo na prevenção e tratamento do câncer”, afirmou.

O Grupo Se Toque, que é a casa de apoio ao paciente oncológico em Ipatinga, também estará presente no evento, falando sobre sua atuação na região. Como gesto concreto, a Câmara estará arrecadando, durante todo o mês de outubro, leite que será entregue ao Grupo.

(Fonte: Imagem: Laboratório da mulher)