Servidores repensam práticas de segurança no trabalho e ergonomia em curso da Escola do Legislativo

Publicada em 04/10/2019 18:08

A segunda turma de terceirizados da Câmara, entre profissionais da limpeza e vigilância, concluíram na tarde desta sexta-feira (4) o curso sobre vigilância e ergonomia no trabalho, organizado pela Escola do Legislativo de Ipatinga, com parceria da extensão universitária do Unileste. Profissionais puderam repensar suas práticas e rotinas de trabalho, a forma de fazê-las e quais suas responsabilidades e garantias.

A professora Marluce Teixeira explicou sobre os tipos de acidentes de trabalhos e como evitá-los. Ela chamou a atenção para a necessidade permanente de inspeção em equipamentos de trabalho, desde a forma como organizá-los antes de serem utilizados até o manuseio.

“Pessoas seguras são felizes porque após trabalharem voltam para casa para as suas famílias”, disse Marluce.

Já o professor Cristina Freitas dialogou sobre ergonomia no trabalho. Ela afirma que estudos recentes demonstram que ergonomicamente o importante é se mexer e não apenas repetir movimentos pré-estabelecidos “É importante pensarmos que cada atividade tem suas características e que, assim sendo, movimentos de alongamento podem ser diferentes de profissão para profissão”, disse ele.

A auxiliar de limpeza, Nilza Vieira Sousa, elogiou a iniciativa da Câmara de promover um curso que se propõe a ensinar “coisas tão importantes para a nossa profissão. Porque até sabemos o que devemos fazer para trabalhar com segurança, mas no dia a dia acabamos fazendo errado e, neste sentido, é sempre bom que alguém que tem competência nos lembre de que é necessário fazer e como fazer”, disse ela.

Ela chamou a atenção para a importância do conteúdo abordar temas com a segurança e a felicidade. “Porque a meu ver é fundamental trabalhar feliz e com segurança”, apontou Nilza.