CAC alinha procedimento de atendimento aos moradores em situação de rua

Publicada em 16/10/2019 16:15

CAC alinha procedimento de atendimento aos moradores em situação de rua

Órgão atende demanda deste grupo de pessoas que buscam segunda via de documentos, isenção de RG e acesso a Internet Popular

Assessores de políticas públicas do Centro de Atenção ao Cidadão reuniram-se na tarde desta quarta-feira (16) com profissionais do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop), órgão ligado à Secretaria de Assistência Social, e com representante da Casa de Acolhimento Parusia, para alinhar o atendimento que é prestado para pessoas em situação de rua, que vêm até o CAC em busca de segunda via de certidão ou gratuidade para retirar a identidade civil.

Conforme definição da Secretaria Nacional de Assistência Social, a população em situação de rua se caracteriza por ser um grupo populacional heterogêneo, composto por pessoas com diferentes realidades, mas que têm em comum a condição de pobreza absoluta, vínculos interrompidos ou fragilizados e falta de habitação.

De acordo com a diretora da Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social, Lenice Ferreira Mendes Givisiez, “em Ipatinga, este número oscila, mas estima-se que existam, em média, 200 pessoas nesta situação”, informou Lenice. Ela ainda esclareceu que este número é sazonal porque muitas destas pessoas migram conforme as estações do ano, ou para colher café ou para ser ambulante nas praias.

A servidora do CAC Gisele Martins Dias Valadares comenta que “é muito comum essa população vir ao CAC para solicitar isenção de identidade ou mesmo segunda via de certidão de casamento ou nascimento, porém estamos alinhando o procedimento para que este usuário vá inicialmente ao Centro POP, efetue seu devido cadastro e volte ao CAC; até porque precisamos de endereço para solicitar sua demanda junto aos órgãos competentes”, disse ela.

A assessora de política pública do CAC Cida Jeremias explica que este alinhamento se faz necessário porque mesmo sabendo que a pessoa vive em situação de rua, para fins declaratórios e de respaldo legal, é necessário referenciá-la como pessoa endereçada e, para isso, antes de vir ao CAC, o usuário precisa se tornar visível ao município junto ao órgão que o assiste e, neste aspecto, é fundamental trabalharmos alinhado com o Centro Pop e com a Casa de Acolhimento Parusia”, explicou Cida.

Elas esclareceram que é comum solicitarem documentos e, quando chegam, nem sempre o Centro de Atenção tem como entregá-los, “justamente porque esses usuários não têm endereço fixo e migram muito de um lugar para outro”.

O psicólogo Márcio Alves Venâncio esclarece que cada pessoa em situação de rua faz seu próprio trajeto e encontra-se na rua pelas mais diferentes causas: “desentendimento familiar, dependência química, desemprego, dentre outras causas”, frisou.

Reunião foi realizada na Sala Rodrigo Neto, na Câmara Municipal de Ipatinga

Importante informar que o Centro POP realiza busca ativa de pessoas em situação de rua, todas às terças e quintas feiras à tarde. “Esta abordagem pode ser feita de forma direcionada, ou seja, a população nos indica aonde ir e fazemos a busca destas pessoas ou ainda podemos receber ligações no número 3829-8738. Uma vez acionados, vamos até o local e realizamos um acolhimento a estas pessoas, até porque no Centro Pop temos assistente social, psicólogo e todo o apoio técnico para ajudar a quem precisa nestas situações”, disse a assistente social Silvana Ribeiro da Silva.

Mais: A Casa de Acolhimento Parusia disponibiliza 50 vagas diárias para pernoite. “A pessoa que se encontra em situação de rua precisa cumprir as regras do local, como, por exemplo, não estar alcoolizado e na Casa ela pode jantar, tomar banho, ver TV, participar de oficinas e tomar o café da manhã”, explicou a coordenadora da Parusia, Analu Estevão Vasconcelos. A casa localiza-se na Avenida João Valentin Pascoal, 40, em frante a Praça Caratinga, Centro em Ipatinga.

Serviço: O Centro Pop funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12, e das 13 às 17h. Localiza-se na Rua Pouso Alegre, 34, Centro.