Personalize o site:
Flores Fundo Branco Ipatingao Parque Ipanema Fundo Cinza
busca
Fechar [X]    ..:: Acesse nosso WebMail ::..

 @camaraipatinga.mg.gov.br

   
Tamanho do texto -   Diminui Fonte   AumentaFonte
Campanha Nacional de Vacinação termina nesta semana Publicado em 29/08/2018
<< Voltar
Campanha Nacional de Vacinação termina nesta semana

Projeto de lei na Câmara de Ipatinga pretende obrigar a apresentação do cartão de vacinação antes da matricula escolar

 


A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite vai terminar nesta sexta-feira (31), de acordo com o Ministério da Saúde. Até esta terça-feira (28), em todo o Brasil, 3,3 milhões de crianças não tinham recebido uma dose. A meta é imunizar 95% de crianças de 1 a 5 anos. Em Ipatinga, segundo a Prefeitura, 12.374 crianças devem ser imunizadas, e, conforme o último balanço divulgado, cerca de 70% foram vacinadas. A Prefeitura também vai realizar no próximo sábado (1) das 8h às 16h um segundo Dia D de Vacinação nos postos de saúde dos Bairros Cidade Nobre, Veneza, Bom Jardim, Bethânia e Canaã.

 

Preocupado com aumento em casos de doenças infantis relacionadas à falta de vacinação, o vereador Ademir Cláudio apresentou projeto de lei (nº 85/18) que propõe obrigar os pais apresentarem caderneta de vacinação das crianças e adolescentes no ato de matrícula escolar.

 

Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e no Amazonas, e alguns casos isolados em São Paulo e Rio de Janeiro. Felizmente, não há casos registrados em Ipatinga, mas o parlamentar acredita que a proposta vem reforçar o controle dessas doenças no município.


“Muitas famílias passaram a deixar de levar suas crianças para vacinar porque notícias falsas começaram a espalhar mentiras em relação à eficácia das vacinas e até mesmo sobre reações adversas”, disse o vereador Ademir.


Vereador Ademir Cláudio participa de reunião; projeto do parlamentar visa combater doenças infantis (foto gabinete Ademir)


Quem não apresentar o cartão de vacinação não conseguirá matricular o filho nas escolas, de acordo com o projeto. Todos os estabelecimentos de ensino serão obrigados a cumprirem a exigência, sob pena de multa ou até mesmo responderem por omissão na justiça. Para a identificação das vacinas exigidas em cada idade, a escola deverá observar a tabela do Ministério da Saúde.


“Muitas prefeituras já estão mapeando as crianças que deixam de vacinar. O Ministério Público do Rio Grande do Sul inclusive irá punir os pais que deixarem de vacinar seus filhos. Esse projeto de lei que apresento é uma forma a mais de evitar que essas doenças se instalem em Ipatinga”.

 

Mais informações: http://portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/43914-mais-de-11-milhoes-de-criancas-devem-receber-vacina-contra-a-poliomielite-e-sarampo

 




Mapa do Site  PRAA DOS TRES PODERES, S/N | CENTRO | IPATINGA | MG - CEP: 35160 011 - FONE: (31) 3829 1200 | FAX: (31) 3829 1240