Início do conteúdo

Lene Teixeira Sousa Gonçalves  -  leneteixeira@camaraipatinga.mg.gov.br

Lene Teixeira Sousa Gonçalves
leneteixeira@camaraipatinga.mg.gov.br


Lene Teixeira Sousa Gonçalves

(31) 3829-1213
302
Sobrália MG
11/03/1964

Início Fim Partido Votos
01/01/2017 31/12/2020 PT 1675
01/01/2013 31/12/2016 PT 1824
01/01/2005 31/12/2008 PT 2173
01/01/2001 31/12/2004 PT 1162
  4

 

COMPROMISSO E CORAGEM PRA FAZER DIFERENTE

"Acredita na força do amor e da solidariedade que transforma o mundo. Não aceita com passividade o que é imposto, à força pela sutileza da maldade política, de quem usa o poder, pelo poder. Faz a luta política pela construção de uma sociedade justa, solidária e com direito de oportunidades para todos."

 Lene Teixeira, natural de Sobrália, pedagoga, casada, mãe de três filhos e residente em Ipatinga há 34 anos. Tem compromisso e coragem para fazer diferente, atua junto as pastorais e movimentos populares, desde 1980. . Vereadora de Ipatinga por dois mandatos- 2000 a 2008- foi eleita vice-prefeita nas eleições de 2008 e candidata a prefeita na primeira eleição extemporânea de 2009.

Atualmente é secretaria de Comunicação do Partido dos Trabalhadores ( PT) em Minas Gerais.

Militante do PT há 31 anos, ocupou a presidência do diretório municipal por três vezes.

 Foi secretária de Governo e Ação Social na prefeitura de Ipatinga na gestão do Prefeito João Magno- 93/96;

Secretária Executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Aço- CONSAÚDE- 98/2000;

 Presidente da UCAMVAÇO- União das Câmaras do Vale do Aço, período em que conseguiu a unificação da tarifa telefônica da região Metropolitana;

É militante do Setorial de Combate ao Racismo do PT, e gestora da Escola Nacional de formação Política do PT em Minas.

Compromissos de campanha

Estar atenta para que seja executado o programa de governo com metas claras e objetivas, e que sejam restaurados e bem estruturados os seguintes serviços e bens públicos:

- Assistência social, com ênfase em projetos de redução da desigualdade e inclusão.

- Política cultural elaborada e organizada a partir de seus produtores, descentralizada, com ênfase em investimentos nos setores de maior vulnerabilidade social e valorização das manifestações culturais populares e espontâneas.

- Esporte e lazer descentralizado e inclusivo.

- Plano de desenvolvimento urbano e rural que preveja política habitacional com regularização fundiária, reformas e adequação do espaço urbano, construção da nova rodoviária, central de abastecimento e diversificação do setor produtivo.

Tendo conhecimento de praticamente todos os problemas ou demandas de cada bairro de Ipatinga, das necessidades de nosso povo, tem plena consciência de qual é o papel do vereador. Por isso nossa proposta de mandato terá como base os compromissos assumidos pelo Partido dos Trabalhadores com a sociedade brasileira, construídos democraticamente pela militância partidária,  pautados nas seguintes diretrizes:

Diretrizes para atuação do Mandato da Vereadora Lene Teixeira

Participação popular - Articular as ações de democracia representativa com as da democracia participativa e cidadã, atuando junto aos movimentos sociais e incentivando a sociedade a exercer o controle sobre as ações do parlamento e do governo, garantindo, por meio da ação parlamentar, instrumentos de ampliação da participação cidadã, do controle social, da democratização da informação – transparência – e do aperfeiçoamento da gestão pública. . Unir forças políticas para estabelecer uma orientação legislativa democrática, no que diz respeito à questão do orçamento participativo, das tribunas livres, das audiências públicas e demais formas de participação cidadã no âmbito do Legislativo.

Estar sempre presente nas questões de interesse coletivo. O Parlamento tem também como responsabilidade contribuir para a educação popular, para a formação política, a garantia de direitos e para o exercício da cidadania.

Ética e Transparência - Trabalhar para a modernização e popularização do Portal da Transparência do legislativo para divulgação das Ações Parlamentares e administrativas da Câmara Municipal de Ipatinga, dando publicidade a todas as aplicações dos recursos da Câmara Municipal. Estabelecer diálogo com os meios de comunicação e com a sociedade, tornando pública a ação Parlamentar e garantir a informação fidedigna a todos os cidadãos e cidadãs.

Moralidade Pública - Conhecer e acompanhar as ações desenvolvidas pelo Governo Estadual e pelo Governo Federal no Município, com atenção permanente na aplicação e na fiscalização dos recursos de outras esferas de governo destinadas ao município, bem como os de receita própria.

Autonomia dos Poderes - Lutar contra os jogos políticos de troca de favores, nepotismo, monopolização de cargos e poder, que tanto comprometem o cumprimento de uma das atribuições constitucionais do parlamentar, qual seja: FISCALIZAR AS AÇÕES DO EXECUTIVO.

Organização Regional - Atuar no sentido de restabelecer a unidade da região, buscando integrar as Câmaras de Vereadores, discutindo ações conjuntas para o crescimento da região metropolitana.

Comissão Início Fim Função
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA, TURISMO, ESPORTE E LAZER 01/01/2017 31/12/2018 Relator
COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E DE DEFESA DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS 01/01/2017 31/12/2018 Suplente
COMISSÃO DE ABASTECIMENTO, INDÚSTRIA, COMÉRCIO, AGROPECUÁRIA E DEFESA DO CONSUMIDOR 01/01/2017 31/12/2018 Suplente

 

Lei N°1852 - Ementa: “Declara de utilidade pública a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Aço-AMVA.”


Lei N° 1855 – Ementa: “Dispõe sobre denominação de Praça de Esporte e Lazer no Bairro Canaã.”


• Lei N° 1886 – Ementa: “Dispõe sobre o assédio sexual no âmbito da administração pública municipal e dá outras providências.”


Lei N° 1888 – Ementa: “Declara de utilidade pública a Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Quilombo do Queimado.”


Lei N° 1947 – Ementa: “Declara de utilidade pública a Associação dos Trabalhadores do Vale do Aço – ATIVA.”


Lei N° 1959 – Ementa: “Dispõe de acesso às informações relativas às receitas do Fundo de Manutenção e Desevoplvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério – FUNDEF- e dá outras providências.”


Lei N° 1961 – Ementa: “Torna obrigatória a disponibilização na internet de informações sobre atividades de administração pública.”


Lei N° 1991 – Ementa: “Dispõe sobre a criação do Programa Municipal de Incentivo à Doação de Alimentos – Banco de Alimentos e dá outras providências.”


Lei N° 2000 – Ementa: “Declara de utilidade pública a Associação Comunitária Organizadora de Lares Humanamente Evangélicos.”


Lei N° 2002 – Ementa: “Dispõe sobre o atendimento prioritário às pessoas que menciona nas repartições públicas municipais e estabelecimentos em geral, no âmbito do Município de Ipatinga.”


Resolução N° 360 – Ementa: “Concede Cidadania Honorária ao Deputado João Magno Moura.”


Resolução N° 365 – Ementa: “Concede Medalha do Mérito Legislativo a Senhora Marilene Assis Tuler Ramalho.”


Resolução N° 386 – Ementa: “Concede Cidadania Honorária ao Senhor Eduardus Bernadus Maria Metz – Frei Eduardo.”


Lei N° 2031 – Ementa: “Declara de utilidade pública a Entidade das Escolas Comunitárias-EMEC.”


Projetos de autoria da vereadora Lene Teixeira e outros vereadores

Lei N° 1828 – Ementa: “Declara de utilidade pública a Associação Ação Social Pela Vida.”


Lei N° 1868 - Ementa: “Institui o Programa de Garantia de Renda Mínima associado a ações sócio-educativas e determina outras providências.”


Lei N° 1869 – Ementa: “Altera denominação de via pública no Bairro Veneza.”


Lei N° 1908 – Ementa: “Altera o dispositivo da lei n° 494, de 27 de dezembro de 1974, e dá outras providências.”


Lei N° 1934 – Ementa: “Autoriza a adesão ao Município de Ipatinga ao Programa de Garantia de Renda Mínima vinculado à saúde Bolsa Alimentação.”


Lei N° 1948 – Ementa: “Acrescenta dispositivo à lei n° 1.902, de 8 de dezembro de 2001, que institui o parcelamento de muitas decorrentes de infrações de trânsito no município de Ipatinga e dá outras providências.”


Lei N° 1964 – Ementa: “Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e dá outras providências.”


Lei N° 1992 – Ementa: “Dispõe sobre a inclusão do evento O GRANDE SERMÃO DA MONTANHA no calendário de comemorações do Município de Ipatinga.”


Lei N° 2030 – Ementa “Acrescenta dispositivo a Lei Municipal n° 2.026, de 17 de outubro de 2003, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Segurança Nutricional Sustentável de Ipatinga e dá outras providências.”


Lei N° 2084 – Ementa: “Acrescenta dispositivo a Lei Municipal n° 494, de 27 de dezembro de 1974, que contém o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Ipatinga.”


Resolução N° 385 – Ementa: “Concede Medalha do Mérito Legislativo à professora Leila Cristina Ferreira Brandão.”


Lei N° 2069 – Ementa: “Altera dispositivo da Lei Municipal n° 2.003, de 03 de agosto de 2003, que dispõe sobre a instalação e equipamento eliminador de ar na tubulação do sistema de abastecimento de água e dá outras providências.”


Lei N° 2077 – Ementa: “Autoriza o Poder Executivo a criar a Secretaria Mun8icipal de Turismo e Esportes.”

Início do rodapé