Início do conteúdo

Luiz Carlos Bromonschenkel  - 

Luiz Carlos Bromonschenkel


Luiz Carlos Bromonschenkel

Santa Leopoldina - ES
23/10/1943

Início Fim Partido Votos
31/01/1977 31/01/1983 -- 0
31/01/1973 30/01/1977 -- 0
  2

 

Nasceu em Djalma Coutinho, distrito de Santa Leopoldina - ES em 23 de outubro de 1943 e faleceu em Belo Horizonte - MG em 17 de março de 2011, aos 67 anos de idade, vítima de insuficiência cardíaca e edema pulmonar.

 

Mudou para Ipatinga em 1962 e era filho de Nicolau Bromonschenkel e Maria Neves Bromonschenkel.

 

Foi casado com a professora Maria Itália Pereira Bromonschenkel e era pai de três filhos: Eduardo Pereira Bromonschenkel, Fernando Pereira Bromonschenkel e Luiz Carlos Pereira Bromonschenkel. Eduardo é advogado em Brasília/DF e trabalha na Caixa Econômica Federal. Fernando, também advogado, reside em Luiz Antônio - SP, cidade a 55 km de Ribeirão Preto.

 

Era católico e graduado em Direito pela Fundação Educacional Monsenhor Messias de Sete Lagoas - MG. Também era pós-graduado em Direito Público.

 

 

Atividades profissionais:

 

● Metalúrgico nas Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S/A - USIMINAS;

 

● Gerente Empresarial;

 

● Diretor Empresarial;

 

● Secretário de Planejamento da Prefeitura Municipal de Ipatinga;

 

● Secretário de Administração da Prefeitura Municipal de Ipatinga;

 

● Procurador Geral da Prefeitura Municipal de Santa Luzia - MG;

 

● Assessor jurídico da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte - GRAMBEL;

 

● Assessor jurídico da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - SEAPA - MG;

 

● Advogado com especialidade em Direito Público e Direito Administrativo;

 

● Proprietário de estabelecimento comercial em Fundão - ES.

 

 

 

 

 

Atividades como personalidade pública:

 

● Foi vereador de Ipatinga de 31 de janeiro de 1973 a 31 de janeiro de 1983, totalizando 3.653 dias - 10 anos de mandatos eletivos.

 

► de 31 de janeiro de 1973 a 30 de janeiro de 1977, contando com 1.461 dias - 4 anos - de mandato eletivo, tendo sido eleito para a 4ª Legislatura pelo Movimento Democrático Brasileiro - MDB, no qual permaneceu filiado até o final do mandato;

 

► de 31 de janeiro de 1977 a 31 de janeiro de 1983, contando com 2.192 dias - 6 anos de mandato eletivo, tendo sido eleito para a 5ª Legislatura pelo Movimento Democrático Brasileiro - MDB, no qual permaneceu filiado até o final do mandato, quando já se chamava Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB.

 

● Foi 1º Secretário, Vice-Presidente e Presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, respectivamente nos anos de 1973, 1975 e 1977.

 

● Além de ter sido filiado ao MDB e PMDB, no qual, inclusive, integrou o Diretório Municipal de Belo Horizonte, de 1983 a 1992, também se filiou ao Partido Republicano Progressista - PRP.

 

 

HISTÓRIA (UM POUCO DE)

 

Conhecido pela firmeza de opiniões e combatividade, assumiu, principalmente no segundo mandato de vereador, posição de destaque no cenário político de Ipatinga, por se posicionar como defensor intransigente do então prefeito João Lamego Neto.

 

Apesar de viabilizar um arrojado programa de obras de infraestrutura, Lamego enfrentava forte oposição na Câmara Municipal, com sucessivas aberturas de Comissões Parlamentares de Inquérito - CPI visando apurar supostas irregularidades contratuais, seguidas de pedidos da cassação do seu mandato.

 

Bromonschenkel, então líder do prefeito, resistiu a todas as pressões e, pela fidelidade a Lamego, foi indicado candidato à sua sucessão, como um dos três candidatos do PMDB nas eleições de 1982, vencidas pelo também peemedebista Jamill Selim de Sales.

 

O outro candidato do PMDB foi Emílio Gomes Fernandes. No pleito de 1982 foi possível cada partido, se quisesse, lançar mão do instituto das sublegendas, isto é, três candidatos pelo mesmo partido.

 

Após a derrota eleitoral de 1982 e mesmo tendo sido o 3º candidato a prefeito mais votado de Ipatinga, Luiz Carlos Bromonschenkel mudou para Belo Horizonte, onde foi trabalhar na Administração Pública Estadual.

 

 

Também foi Procurador Geral da Prefeitura de Santa Luzia - MG e, nessa época, decidiu não mais disputar mandatos eletivos. Nos últimos anos de sua vida trabalhava na Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - SEAPA - MG.

 

Em 2002 sofreu infarto e a partir de então se submeteu a um controle mais rigoroso dos seus hábitos. Entre fevereiro e março de 2011 ficou internado nos Hospitais do IPSEMG, Semper e Evangélico, onde veio a falecer.

 

 

Fontes:

 

● “A Elite Política de Ipatinga, 1964 - 1996 – Biografias”, publicação da Prefeitura Municipal de Ipatinga, dezembro de 1996;

 

● Jornal “Diário do Aço”, edição de 18 de março de 2011.

Comissão Início Fim Função
Nenhum mandato encontrado

Início do rodapé