Mirins aprovam requerimento que isenta doadores de sangue de pagar taxas de inscrição em concursos públicos municipais
Publicada em 02/12/2013 16:56
Os vereadores mirins do primeiro mandato da quarta legislatura se reuniram em sessão ordinária nessa segunda-feira (02), no plenário da Câmara Municipal de Ipatinga. Os mirins apresentaram inúmeras proposições e aprovaram um requerimento que regulamenta a lei 2.601, de 17 de setembro de 2009.
O requerimento foi aprovado por unanimidade. A lei dispõe sobre a política municipal de incremento à doação de sangue entre outras. O foco do requerimento aprovado foi para o capítulo IV, artigo 6º da lei. O artigo fala dos doadores regulares de sangue residentes no município de Ipatinga, que serão isentos do pagamento de taxas relativas à inscrição para concursos públicos municipais. Tal gratuidade ainda não está regulamentada.
Dentre as 14 proposições, a indicação do vereador mirim Leonardo Silva Faria, aluno da Escola Municipal Márcio Andrade Guerra, chamou a atenção por tratar-se de adequar a estrutura física de todas as escolas que contemplam o “Programa mais Educação”.
“O programa Mais Educação tem ajudado a mudar as difíceis realidades de algumas escolas de Ipatinga. A ampliação da jornada escolar tem sido importante para reduzir a evasão escolar e combater o trabalho infantil”, disse Leonardo.
Ainda sobre a indicação Leonardo completou falando que: “Para que esse belo trabalho continue dando bons frutos, é preciso também dar estrutura para o seu funcionamento e apoio aos estudantes das escolas públicas no contraturno do horário escolar”.
Ao fim, os presentes acompanharam uma palestra com o tema, “Dando Atenção a Prevenção à Saúde do Homem”, ministrada pelo senhor Samir Felipe, enfermeiro municipal.
A sessão contou com a presença dos alunos da Escola Estadual Chico Mendes e da Escola Municipal Professora Maria da Conceição Pena Rocha. No mês de janeiro não haverá reunião da Câmara Mirim devido às férias escolares. A próxima reunião está marcada para o mês de fevereiro.