Câmara de Ipatinga vai transmitir reuniões ao vivo pela internet
Publicada em 14/02/2014 18:16
Comunidade poderá acompanhar as votações em tempo real pelo site do Legislativo
A Câmara Municipal de Ipatinga passará a transmitir suas reuniões ao vivo, via internet, a partir das próximas reuniões ordinárias, lembrando que o período começa no dia 20.
O objetivo do presidente do Legislativo, Ley do Trânsito (PSD), é incentivar a participação popular e dar maior transparência às ações no parlamento.
Para que isso ocorra, o setor de informática da instituição vem trabalhando intensamente desde o final de 2013, quando foram feitos os estudos técnicos necessários e o levantamento dos equipamentos necessários para a implantação do novo sistema. O painel eletrônico que era alugado teve seu contrato encerrado e, ao invés de proceder nova licitação, a Casa optou por trabalhar com um sistema desenvolvido pelos próprios técnicos da Câmara.
“Desde o final do ano passado, passamos a transmitir nossas próprias reuniões, internamente. Agora, neste novo modelo, cada vereador vota através de um tablete e o resultado é exposto via projeção, no mesmo local em que havia o antigo painel. A Câmara inova e economiza, podendo reinvestir o valor em novo lugar”, comentou o técnicoem informática Juliano Bráz.
Ele ainda explicou que, para que isso ocorra, a instituição adquiriu mesa de vídeo e som e um novo retroprojetor com nova tecnologia. “Como será operado pelos servidores da própria Câmara, não haverá custo adicional” completou Juliano.
O site da Câmara (www.camaraipatinga.mg.gov.br) passará a transmitir as reuniões e eventos ocorridos em plenário e armazenará os vídeos no Youtube, no canal “camaraipatinga”.
O sistema foi testado pela primeira vez no último dia 13, na reunião da Câmara Mirim, e o resultado foi satisfatório.
“A Câmara dá um salto tecnológico com este novo sistema, porque ganha em multimídia de última geração. Além disto, passamos a ter uma economia expressiva, já que deixamos de pagar cerca de R$ 7.000,00 mensais pelo aluguel do painel que era utilizado. Além da economia, a nova tecnologia possibilitará uma maior participação popular daqueles que não podem estar na Câmara, mas têm acesso à internet e interesse em acompanhar os nossos trabalhos. Ao gestor não basta parecer transparente, ele tem que ser transparente”, enfatizou Ley.