Início do conteúdo

Vereadores Ley e Roberto Carlos participam de audiência sobre criminalidade em Pingo D


Publicada em 27/03/2014 18:08

Vereadores Ley e Roberto Carlos participam de audiência sobre criminalidade em Pingo D

Atendendo convite do presidente da Câmara Municipal de Pingo D’Água, Thiago Luiz Martins Souza, os vereadores ipatinguenses Ley do Trânsito (PSD), presidente da Câmara de Ipatinga, e Roberto Carlos participaram, na manhã desta quinta-feira (27), de uma audiência pública na sede do legislativo da cidade vizinha para discutir a segurança pública no município.


A crescente onda de criminalidade na cidade e o insuficiente quadro de policiais militares lotados no destacamento local foram os principais motivadores da audiência.


Thiago Martins destacou que a cidade vem sofrendo com o crescimento da criminalidade, apresentando índices preocupantes. “Na nossa avaliação o contingente policial é insuficiente e não tem atuado de acordo com os anseios de nossa comunidade. Na segunda-feira de carnaval explodiram um caixa eletrônico na cidade, o que nos deixou muito preocupados. Além do mais, têm sido recorrentes os roubos e assaltos, inclusive com mortes. Estamos promovendo esta discussão para definirmos a melhor forma de resolvermos o problema”.


O prefeito Anselmo Pires de Carvalho foi mais incisivo nas cobranças, depois de ressaltar que a prefeitura não tem se furtado em contribuir, em ser parceira da Polícia Militar, mas que os resultados são decepcionantes. “Sentimos muito e ficamos extremamente decepcionados com o padre e o sargento que comanda a PM na cidade, que apesar de convidados não vieram participar da audiência para debater conosco este problema, que não é apenas meu ou dos vereadores, mas sim de toda a comunidade”.


Finalizando sua fala, o prefeito informou que levará as discussões agora para outras esferas do poder público. “Como estou vendo que por aqui não encontraremos as soluções que precisamos, solicitarei ainda hoje ao nosso deputado que agende uma reunião em Belo Horizonte, já na próxima semana, com o secretário de estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, para cobrarmos dele soluções. Vamos formar uma comitiva com vereadores, líderes religiosos e empresários para que o Estado saiba que toda a comunidade de Pingo D’Água está envolvida e muito preocupada com este gravíssimo problema”, destacou Anselmo de Carvalho.


Também presente à audiência pública, o vice-prefeito de Córrego Novo, João Laurindo, se solidarizou com os vizinhos e procurou ampliar o debate. “O problema não é só de Pingo D’Água, mas de Córrego Novo também, uma vez que as cidades são muito próximas. Tanto é assim que já confirmo com o prefeito Anselmo que o Executivo e os vereadores de Córrego Novo também estarão presentes na reunião em Belo Horizonte, pois o problema é de todos nós. Precisamos de respostas urgentes para esta insegurança que se instalou em nossa região. Conversando recentemente com o sargento que comanda o policiamento em Pingo D’Água, ele me informou que existem hoje apenas quatro PM´s lotados na cidade, quando o mínimo necessário seriam oito.”


Ley do Trânsito se mostrou solidário com os colegas e a comunidade de Pingo D’Água e se colocou à disposição para contribuir no que for necessário, inclusive participando da reunião em Belo Horizonte. “Sabemos que a segurança é um dever do Estado, mas uma obrigação de todos. Se não houver união de forças não conseguiremos resolver os problemas, que são graves. Também não podemos esquecer que tão importante quanto combater o crime é criarmos mecanismos para atacar a origem da criminalidade. Precisamos olhar com mais atenção para a questão das crianças em situação de vulnerabilidade social e estabelecer políticas públicas de proteção a elas e prevenção à marginalidade”.


Roberto Carlos destacou vários aspectos regionais que podem estar contribuindo para o problema em Pingo D’Água. Ele destacou o sucesso de uma reunião da qual participou em Belo Horizonte com o secretário de estado de Defesa Social, outros vereadores e lideranças regionais, como um exemplo de que a união de forças é determinante para o sucesso. “Recentemente estivemos em Belo Horizonte, com o secretário Rômulo Ferraz, em reunião agendada pelo Ley do Trânsito, e conseguimos resultados muito animadores para Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo. Se as autoridades daqui e de Córrego Novo se mobilizarem e envolverem também a comunidade tenho certeza que voltarão de Belo Horizonte com boas notícias.


Participaram ainda da audiência pública todos os vereadores da cidade, pastores evangélicos, empresários e populares, que lotaram o plenário do legislativo local.

Início do rodapé