Vereadores recebem diretoria da Aciapi para discutir Plano Diretor
Publicada em 14/04/2014 16:05
Quinze vereadores da Câmara Municipal de Ipatinga estiveram reunidos na tarde desta terça-feira, no gabinete da presidência, com diretores da Aciapi (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga), da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e representantes de construtores e corretores de imóveis de Ipatinga, para discutir questões pontuais sobre o Plano Diretor da cidade.
Os representantes classistas questionaram o presidente Ley do Trânsito sobre a provável data de votação da lei de revisão do Plano Diretor e se eles teriam a oportunidade de se manifestar durante a votação.
“Se não ocorrer nada de excepcional até lá, o projeto de lei de revisão do Plano Diretor deverá ir a plenário na reunião ordinária do próximo dia 22 de abril. E nesta reunião, pelo regimento interno da Casa, apenas dois oradores podem se manifestar, desde que façam previamente suas inscrições. O momento da livre manifestação ocorreu durante as cinco audiências públicas que realizamos nas várias regionais da cidade e no plenário da casa legislativa. Quem não se manifestou foi porque assim não quis. A oportunidade foi dada, sem restrições", esclareceu Ley do Trânsito.
Tanto diretores da Aciapi como representantes dos construtores e imobiliárias se pronunciaram solicitando aos vereadores que votassem favoravelmente à verticalização em determinados setores dos bairros Cariru, das Águas e Castelo.
Segundo Flávio Anício, do setor imobiliário, a cidade não pode radicalizar na questão da verticalização, sob pena de grandes perdas para todos. “Há setores nestes bairros, como avenidas com mais de15 metrosde largura, em que é perfeitamente possível a liberação da verticalização sem perda da qualidade de vida da população local. Ao radicalizar, travamos o desenvolvimento da cidade”.
Luiz Henrique Alves, presidente da Aciapi, agradeceu os vereadores pela reunião e disse que a entidade não está preocupada apenas com a verticalização do Cariru, mas também com outras questões igualmente importantes, como o horário de funcionamento do comércio, o problema da falta de áreas de estacionamento e o centro comercial da cidade, que precisa ser repensado sob vários aspectos.
Diversos vereadores se manifestaram, expondo seus pontos de vista e reafirmando a disposição para o diálogo em prol de um Plano Diretor mais justo para todos os setores da cidade.
De acordo como presidente da Câmara, o compromisso da Casa com a população está sendo cumprido plenamente. “Fizemos o compromisso de não colocar a lei em votação sem antes promover uma ampla discussão com a comunidade e os setores organizados da sociedade. E é exatamente isto que estamos fazendo aqui hoje. Ouvindo com muita atenção a Aciapi, a CDL, construtores e imobiliários para no dia da votação termos a absoluta segurança para dar o nosso voto no que for melhor para todos”, destacou Ley do Trânsito.
Participaram da reunião os vereadores Toninho do Bethânia, Léo Escolar, Nilson Lucas, Nilsinho da Transnil, Juarez Pires, Adiel Oliveira, José Geraldo Amigão, Lene Teixeira, Saulo Manoel, Fabinho do Povo, Nilton Manoel, Toninho Felipe, Jadson Heleno e Roberto Carlos, além do presidente Ley do Trânsito.