Início do conteúdo

Câmara homenageia pioneira Naná Souto


Publicada em 29/05/2014 16:09

Câmara homenageia pioneira Naná Souto

A Câmara de Ipatinga concedeu o título de Cidadania Honorária a Isaura Maria Lima, a “Irmã Naná Souto”, 80 anos, fundadora do Círculo de Oração das Igrejas Assembleias de Deus da cidade. O projeto, de autoria do vereador Nilson Lucas (PMDB), foi aprovado por unanimidade pelo Poder Legislativo na última sessão plenária. A homenageada é esposa do pioneiro Zeza Souto que faleceu, em 2006, antes de receber a mesma comenda.

 

Para o vereador, a indicação trouxe “grande orgulho” por se tratar de uma pessoa cuja história guarda íntima relação com o surgimento de Ipatinga.

 

“Conhecia o trabalho dela junto às igrejas da cidade, mas pelos seus próprios relatos descobri que a mãe dela foi a primeira mulher daqui (Efigênia Queiroz) e ela a primeira bebê a chegar à antiga Vila Ipatinga. Fiquei orgulhoso por homenagear  uma lenda viva da nossa história”, comentou Nilsinho.

 

Família numerosa

 

Naná Souto nasceu na ilha do Rio Doce, próximo à Candangolândia (atual bairro Amaro Lanari,em Cel Fabriciano) e aos 25 dias ficou órfã. Ainda bebê, chegou à Vila Ipatinga, em 1935,  onde alguns trabalhadores atuavam como carvoeiros da Cia Belgo Mineira. “Foi buscando melhorar de vida que deixamos a ilha do Rio Doce e viemos para Ipatinga. Minha mãe acabou se casando com o responsável por aqueles homens (João Napoleão da Cruz) e ficamos por aqui mesmo”, lembra ela.

 

Naná se casou com o falecido pioneiro Zeza Souto e formou uma numerosa família: 21 filhos. Conta que, após colaborar 45 anos com a consolidação do trabalho espiritual liderado pelo pastor Antônio Rosa da Silva, em sua cozinha nasceu uma das mais importantes igrejas em atividade na cidade: o Projeto Ômega, presidido por seu filho José Apolono Souto, na avenida Macapá.

 

“Fico agradecida pelo reconhecimento dos vereadores. Chego aos 80 anos orgulhosa pela história que construímosem Ipatinga. Agradeçomuito a Deus que me ajudou a chegar até aqui”, disse.

Início do rodapé