Jadson e Consep`s lançam manifesto contra a violência em Ipatinga
Publicada em 16/06/2015 18:18
O vereador Jadson Heleno (SDD) reuniu-se na tarde desta terça-feira (16) com presidentes de Conselhos do Segurança Pública (Consep´s) do município para lançar um manifesto solicitando melhorias e volta de investimentos na segurança de Ipatinga.
A ideia do manifesto surgiu a partir da realização de uma audiência pública ocorrida em abril, por iniciativa do mandato do vereador Jadson Heleno, quando foram discutidas as causas e consequências da violência urbana em Ipatinga
De acordo com os presidentes do Consep´s, a volta do Olho Vivo, que está desativado, e a instalação da guarda municipal são os maiores anseios da população. “Já existe estudo técnico da Polícia Militar que traça metas para reinplantação do Olho Vivo, que era um importante instrumento de combate a criminalidade em Ipatinga”, disse o vereador Jadson.
Outro item sugerido pelo parlamentar foi o acolhimento de emendas parlamentares, por parte de deputados estaduais, que venham a garantir o valor de verbas destinado para a segurança pública no município.
“Deputados já disponibilizaram em indicar esta verbaem emendas. Precisamos, sim, de boa vontade e força política”, afirmou Jadson.
“Dentre os itens apresentados no manifesto “Basta de Violência em Ipatinga”, estão colocadas seis propostas que dependem exclusivamente da vontade e articulação política do governo municipal, no sentido de tomar iniciativas práticas que venham minimizar os impactos da criminalidade na sociedade ipatinguense”, completou ele.
De acordo com o vereador, o manifesto foi lançado para que a população tenha conhecimento do que precisa ser feito.
“Nossa intenção não é de apenas criticar a ausência de uma política de segurança mais eficaz por parte da Prefeitura. Estamos apresentando propostas do que pode e deve ser feito pelo Poder Executivo. Os dirigentes dos Consep`s apoiam a iniciativa porque também são cobrados pelas suas respectivas comunidades, então algo precisa ser feito e é urgente”, afirmou Jadson.
Ainda segundo o vereador, a distribuição do manifesto será feita nos principais corredores viários do município, entre os dias 17 e 25 deste mês.
Os principais pontos do manifesto são: recolocar em funcionamento o Programa Olho Vivo; publicar edital para a contratação, por meio de concurso público, de agentes da guarda municipal; ampliar em 100% os investimentos em clínicas de recuperação de dependestes químicos; implantar programa de esporte, lazer e cultura; revitalizar praças e parques; e ampliar a oferta de cursos profissionalizantes.
Audiência – A audiência pública ocorreu na Câmara mês passado, proferida pelo especialista Luís Flávio Sapori. O palestrante é sociólogo, também foi secretário adjunto de segurança públicaem Minas Gerais.
Ele apresentou estudos científicos e índices sobre a violência no Estado, no país e no exterior. Além de apresentar esses índices, Sapori levantou as principais causas do crescimento da criminalidade e aumento da violência nas capitais e regiões metropolitanas do Brasil.