Lene Teixeira comemora vinda da UFOP para Ipatinga e Vale do Aço
Publicada em 07/08/2013 17:21
A confirmação da UFOP no Vale do Aço foi feita pelo Secretário Executivo do MEC, Henrique Paim,
à vereadora Lene Teixeira e aos prefeitos Keisson Drummond e Cecília Ferramenta
A extensão da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) à Ipatinga e Vale do Aço foi confirmada pelo Ministério da Educação (MEC). A decisão foi anunciada nesta terça-feira (06), em Brasília, durante reunião realizada com o Secretário Executivo do MEC, Henrique Paim.
O encontro contou com a participação da vereadora Lene Teixeira (PT), do deputado federal Leonardo Monteiro (PT), da prefeita Cecília Ferramenta (PT), do prefeito Keisson Drummond (PT) e do reitor da UFOP, professor Marcone Jamilson Freitas Souza.
“A confirmação da vinda da UFOP para Ipatinga e região é a consolidação de um trabalho iniciado há anos e que foi retomado por meio do nosso mandato. Ipatinga e o Vale do Aço já foram um dos maiores polos econômicos e industriais de Minas. Com a instalação de uma universidade federal, tenho certeza que o desenvolvimento local passará a pulsar novamente”, declarou a vereadora ao comemorar o anúncio da decisão do MEC.
Membro da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, Leonardo Monteiro (PT), a confirmação da UFOP no Leste de Minas contou com a articulação política do deputado. “A Educação sempre foi uma de nossas prioridades. Dessa maneira, não medimos esforços para trazer investimentos na área de ensino em todos seus níveis”, afirmou Leonardo Monteiro.
De acordo com informações do Ministério da Educação, já está definido que o curso de Medicina será implantado em Ipatinga e o de Engenharia Urbana no município de Timóteo. “Certamente teremos outros cursos devido ao perfil industrial que nossa região apresenta. Contarmos com uma Universidade Federal de Medicina trará grandes avanços para uma região que tem sofrido muito com a qualidade do serviço público de saúde”, pontuou a vereadora Lene Teixeira, responsável por presidir a Comissão Permanente de Saúde, Trabalho e Bem Estar Social da Câmara Municipal de Ipatinga.
A expectativa do MEC é de que as aulas comecem no início de 2016. “O Governo Federal se comprometeu em realizar todos os investimentos necessários. Agora é hora da UFOP, dos prefeitos e lideranças políticas do Vale do Aço somarem forças e se comprometerem em cumprir as exigências do Ministério da educação”, finalizou Lene Teixeira.