Diretoria do SINTSERPI pede apoio da Câmara para aprovação do Projeto de Lei do reajuste
Publicada em 23/08/2013 18:21
A Secretária Geral do SINTSERPI, Ione Januária Ferreira, o Secretário de Saúde e Trabalho, Carlos Constantino, e o Secretário de Imprensa da instituição, Reginaldo Garcia, estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira com o presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, vereador Ley, para pedir o apoio em matérias de interesse dos servidores municipais. Segundo os dirigentes, a luta pelo reajuste vem desde o início do ano e o SINTSERPI contou durante todo este período com o importante apoio do legislativo ipatinguense. “A Câmara vem nos dando total apoio nesta nossa luta em benefício dos servidores, inclusive intermediando reuniões com a Administração para discussão de nossas reivindicações. Por isto mesmo nos sentimos muito a vontade para voltar a procurar esta Casa e novamente solicitar atenção especial para questões de interesse da categoria”, salientou Ione Januária.
A principal questão apontada pelos dirigentes diz respeito ao Projeto de Lei, de autoria do Executivo, que concede reajuste de 6% ao funcionalismo. A Secretária Geral do Sindicato, Ione Januária Ferreira, solicitou que o presidente trate como prioridade a tramitação do Projeto de Lei em questão. Reivindicou ainda que o Legislativo busque junto a administração municipal explicações sobre a expressiva diferença entre o salário dos motoristas efetivos em comparação com os profissionais da empresa contratada pelo município, via licitação, para prestar serviços de transportes com motoristas. “Precisamos buscar este esclarecimento, haja vista que a diferença é grande. O motorista da empresa terceirizada recebe quase o dobro que o servidor municipal. É uma situação que nos preocupa e intriga, e que precisa ser esclarecida pela administração”, enfatizou a Secretária.
Em resposta, o presidente da Câmara, vereador Ley, reafirmou seu compromisso e comprometimento com as classes trabalhadoras. “A primeira reunião ordinária de agosto foi realizada no dia 20, e a segunda deveria ocorrer logo em seguida, mas eu não a convoquei para o dia subsequente exatamente para dar tempo às Comissões de emitirem seus pareceres sobre o Projeto de Lei do reajuste dos servidores. Como o Projeto foi diligenciado, convoquei a segunda reunião ordinária para a próxima segunda-feira, 26, uma vez que há outros Projetos importantes que precisam ser apreciados em segunda votação. Mas eu me comprometo com o Sindicato e os servidores de que assim que o PL do reajuste receber os devidos pareceres das Comissões os mesmos serão tratados como prioridade por este presidente, que não medirá esforços em dar celeridade ao processo”, destacou Ley.
Sobre a questão da diferença salarial entre os motoristas da administração municipal e os profissionais que prestam serviços à empresa terceirizada, Ley disse que a forma ideal e correta de buscar respostas ao questionamento é solicitar ao Executivo esclarecimentos sobre a questão. “O melhor caminho é o do diálogo, e é isto que vamos procurar fazer. Solicitaremos, de forma oficial, que o Executivo esclareça a dúvida para que os servidores possam entender o que está acontecendo”.
O presidente ainda fez questão de destacar seu comprometimento com as classes trabalhadoras. “Eu sempre lutei pelas classes trabalhadoras e continuarei lutando, porque entendo que é uma forma justa de buscarmos o desenvolvimento social. Por isto mesmo continuarei dando total atenção e apoio aos trabalhadores de todos os segmentos. Serei sempre parceiro na defesa de seus direitos, desde que as condições para atendimento das reivindicações estejam dentro dos padrões da legalidade e das possibilidades dos gestores”, enfatizou o presidente da Câmara de Ipatinga.