Mirins recebem palestra sobre Educação Financeira
Publicada em 03/09/2013 12:43
A reunião da Câmara Mirim realizada nessa segunda-feira (02) teve como ponto principal a palestra sobre “Educação Financeira” ministrada pelo economista da CMI, Amaury Gonçalves. Na palestra, foram tratados assuntos como poupança, dívidas, inflação, orçamento familiar, entre outros.
O tema ministrado se encaixou com a proposição apresentada pela mirim Gabriela Caetano, que pede a implantação da disciplina de Educação Financeira nas escolas públicas de Ipatinga.
“Educação Financeira é saber como ganhar, gastar, poupar e investir seu dinheiro para melhorar sua qualidade de vida e de sua família. É decidir como agir e o que fazer com o seu dinheiro. É um plano de vida, onde as decisões atuais afetarão negativamente ou positivamente o futuro”, disse Amaury.
Os alunos do Colégio São Francisco Xavier e da Escola Municipal João Reis, juntamente com os vereadores mirins, acompanharam atentamente a palestra e receberam um conselho do palestrante. “É importante nós termos planejamento e saber onde queremos chegar”, afirmou Amaury.
O economista ressaltou alguns fatores que levam uma pessoa a construir uma dívida sem que ela perceba. A facilidade de conseguir crédito, segundo Amaury, é a principal forma de se endividar. Cerca de 30% das famílias brasileiras possuem dívidas por crédito e este número pode chegar até 43% se acrescentar o “Minha Casa Minha Vida”.
O planejamento financeiro é o instrumento utilizado para definir metas e, para alcançar os objetivos financeiros, é preciso disciplina. Esse é o principal fator para manter uma poupança regular. Segundo o economista da CMI é importante que todos tenham uma reserva e saber administra-la. “É importante ter uma reserva todo mês, para que possa ser usada em casos de doenças, compras de móveis, falecimento de familiares, desemprego entre outros fatores”, completou Amaury Gonçalves.