Vereador Ley solicita do governador de Minas investimentos no Hospital Municipal de Ipatinga
Publicada em 04/09/2013 17:33
Aproveitando a presença do governador Antônio Anastasia em Cava Grande, para autorização do início das obras de pavimentação da MG 760, o presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, vereador Ley, solicitou do chefe do executivo estadual investimentos no Hospital Municipal de Ipatinga, que vive os piores dias de sua história.
Em recente visita aquela unidade hospitalar, o parlamentar verificou as precárias condições das estruturas físicas, uma grave deficiência no quadro de funcionários e sérios problemas de gestão no HMI.
“Eu fui a Cava Grande prestigiar a assinatura da autorização para o início das obras de pavimentação da MG 760 e já pré-determinado a solicitar do governador Antônio Anastasia que ele direcione investimentos para o Hospital Municipal de Ipatinga, assim como o fez em Coronel Fabriciano e Timóteo. Nunca é demais lembrar que a Unidade do Hospital São Camilo só está funcionando em Coronel Fabriciano, com atendimento 100% pelo SUS, graças a sensibilidade e determinação do governador, que não mediu esforços nem recursos para contemplar aquela cidade com um hospital de alto nível. E aqui eu abro uma aspa para destacar que o governo de Minas teve toda a boa vontade com a cidade de Coronel Fabriciano, mesmo sabendo que o município era e continua sendo administrado pelo Partido dos Trabalhadores. Isto só reforça minha convicção de que o compromisso do governador Anastasia é com a população de nosso Estado, e não com partidos políticos”, frisou.
O vereador destaca o sucesso de outro pleito seu junto ao governo do Estado para reforçar a confiança de que o governador possa realmente destinar recursos para ajudar a melhorar as condições do Hospital Municipal. “Logo no início do ano eu estive com o Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge, em Belo Horizonte, e solicitei a liberação de recursos para a construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Ipatinga, para ajudar a desafogar parte das demandas de saúde do município. Para minha felicidade, e do povo de Ipatinga, meu pedido foi atendido com a liberação imediata de R$ 4.297.172,66 para a construção da UPA e mais R$1.052.805,58 para a aquisição de medicamentos e materiais de consumo. Graças a esta verba a UPA pode ser construída no bairro Canaã, devendo ser inaugurada ainda no mês de novembro, representando um grande ganho para a população de nossa cidade”.
O vereador disse que no sábado revelou ao governador o grave quadro da área de saúde em Ipatinga e que Anastasia ficou sensibilizado com a situação. “Quando eu relatei a ele o que vi e ouvi, tanto de pacientes quanto de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem no Hospital Municipal de Ipatinga, durante minhas visitas ao local, o governador ficou extremamente preocupado e sensibilizado com a situação. Não podemos entender como normal a ocorrência de sete óbitos em um hospital como o HMI em apenas um final de semana. Assim como também não podemos conceber pacientes com problemas psiquiátricos dividirem o mesmo espaço, sem nenhuma segurança, com outros internos, principalmente os que estão entubados”, disparou.
De acordo com o vereador, após ouvir seu relato e sua reivindicação, o governador lhe solicitou que encaminhasse um ofício à Secretaria de Estado de Saúde requerendo uma audiência com o Secretário Antônio Jorge para uma completa explanação da situação da área da saúde em Ipatinga e assim possibilitar a tomada de decisões do Estado sobre os investimentos.
O presidente informa que o ofício foi encaminhado nesta terça-feira e que agora ele aguarda o agendamento da reunião para os próximos dias. Assim que o agendamento for efetivado, o presidente da Câmara e uma comitiva de vereadores da cidade irão a Belo Horizonte levar um diagnóstico do quadro crítico da área de saúde em Ipatinga e reiterar a solicitação de investimentos no Hospital Municipal.