Programa
Publicada em 11/09/2013 17:17
Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereadora Lene Teixeira, elogia iniciativa
Secretários da Prefeitura Municipal de Ipatinga apresentaram o programa federal “Crack, é possível vencer”, durante encontro do Fórum Intersetorial sobre Álcool e outras Drogas (FIAD). Realizadas todas as segundas quartas-feiras do mês, as reuniões do FIAD contam com a participação de representantes do setor público, privado e sociedade civil, e tem como objetivo a construção, implantação e acompanhamentode políticas públicas voltadas ao tema.
“Nossameta é confluir todas as ações do poder público para que possamos agir de maneira articulada. O diálogo entre as secretarias municipais, entidades assistenciais e todos demais os agentes envolvidos é fundamental para o sucesso deste programa”, iniciou a secretária Executiva da PMI, Anna Sylvia Rodrigues, ao abrir a reunião realizada na manhã de hoje (11), no terceiro andar da Faculdade Pitágoras, bairro Horto.
Ao aderir ao programa federal “Crack, é possível vencer”, o município de Ipatinga está capacitado a receber recursos para fortalecer a segurança pública, garantir atendimento adequado em Saúde e Assistência Social voltado ao tratamento de dependentes químicos e investir em programas de prevenção.
Entre as ações já pactuadas,estáa criação de 11 leitos especializados para internação; um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas 24 horas (Caps-AD) porte III; um Caps infantil; a implantação do Centro de População de Rua (Centro Pop), uma unidade de acolhimento adulto; ampliação das vagas existentes nas entidades terapêuticas conveniadas e uma equipe de consultório de rua e de abordagem social.
Na área de Segurança, o programa prevê capacitação de profissionais, serviço de videomonitoramento e instalação de uma base móvel. A apresentação do programa contou ainda com a participação dos secretários municipais de Assistência Social, Vasco Lagares, de Saúde, Eduardo Pena, e do vice-prefeito, Coronel Ramalho.
IMPORTÂNCIA
Na avaliação da presidente da Comissão Permanente de Saúde, Trabalho e Bem Estar Social da Câmara de Ipatinga, a presença dos secretários municipais durante a apresentação do programa evidencia a importância dada pela PMI ao enfrentamento às drogas no município.
“As drogas são um mal que tem assolado nossa juventude. O Governo Federal sabe disso e criou o programa “Crack,é possível vencer. Ao aderir a esta iniciativa, Ipatinga está muito próximo de contar com uma política pública articulada e efetiva. A participação de todos os setores é fundamental. Daí a importância do FIAD receber esta apresentação”, afirmou Lene Teixeira.