Início do conteúdo

Idosos e pessoas com deficiência poderão agendar consultas médicas por telefone


Publicada em 23/09/2013 17:10

Idosos e pessoas com deficiência poderão agendar consultas médicas por telefone

Os pacientes idosos e as pessoas com deficiência poderão agendar, por telefone, as suas consultas nas unidades de Saúde de Ipatinga. De iniciativa da vereadora Lene Teixeira (PT), estedireito foi aprovado, em primeira votação, por unanimidade durante reunião ordinária realizada nesta sexta-feira (20/09), no plenário da Câmara Municipal.


“Trata-se de um justo benefício concedido à população idosa de nossa cidade. Essas pessoas têm um histórico de trabalho e contribuição ao desenvolvimento local, nada mais justo do que gozarem deste benefício ao buscarem atendimento público de Saúde”, defendeu a vereadora, que preside a Comissão Permanente de Saúde, Trabalho e Bem Estar Social da Câmara Municipal.


O Estatuto do Idoso já garante tratamento preferencial aos idosos e às pessoas com deficiência nos diferentes níveis de atenção à Saúde pelo SUS, respaldado ainda pela Lei Federal 10.048/00, que determina a prioridade de atendimento a estas pessoas.


“Dessa maneira, deverão todos os setores da sociedade se adequar à realidade desta parcela de nossa população, principalmente na área da saúde, onde a grande demanda atrasa e dificulta o tratamento público, abalado ainda pela escassez de médicos e medicamentos”, completou Lene Teixeira.


IPATINGA


Para receber o atendimento agendado por telefone, o paciente deverá apresentar, na ocasião da consulta, a sua carteira de identidade ou o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O número de consultas agendadas será limitado a 20% das consultas diárias disponíveis. O agendamento somente será possível onde o paciente já estiver cadastrado.

Início do rodapé