Início do conteúdo

Câmara de Ipatinga aprova Projeto


Publicada em 23/09/2013 18:17

Câmara de Ipatinga aprova  Projeto

A Câmara Municipal de Ipatinga aprovou nesta segunda-feira (23/09), por unanimidade, em segunda votação e redação final, o projeto de lei de autoria do vereador Nilsin da Transnil (PRTB) que garante prioridade aos pedestres que efetuarem a travessia de ruas e avenidas nas faixas próprias.


De acordo com o autor, “a preocupação em criar a lei partiu do meu sentimento em relação à necessidade de se estabelecer essa prerrogativa tão importante para os pedestres, no âmbito do município de Ipatinga”.


“Tivemos um grande crescimento populacional nos últimos tempos e, consequentemente, um expressivo aumento na frota de veículos no município. Também aumentou significativamente o volume de automotores de outras cidades que circulam regularmenteem Ipatinga. Comisso, está cada dia mais complicado para o pedestre efetuar a travessia de ruas e avenidas, haja vista que os semáforos são em quantidade insuficiente para regular esta prática. Mas é importante destacarmos que os pedestres terão que se conscientizar sobre a necessidade de efetuarem a travessia, utilizando-se das faixas e das passagens elevadas, devidamente sinalizadas, para que tenham seus direitos garantidos e não atrapalhem o fluxo de veículos”, destacou.


Apoiador e incentivador do Projeto de Lei, o também vereador Fabinho do Povo (PSL) se mostrou entusiasmado com a iniciativa do colega, a quem fez questão deparabenizar.


“O trânsito no Brasil mata mais que qualquer guerra no mundo, e em Ipatinga não é diferente. Os poderes constituídos, em todos os âmbitos, deveriam criar uma força tarefa para discutir a questão do trânsito e da mobilidade urbana e determinar ações efetivas para resolver esse grave problema que está aí colocado, principalmente nas cidades de médio e grande porte. Aproveito para dizer que irei protocolar na Casa nos próximos dias o requerimento de uma audiência pública solicitando que a Câmara convide para um debate as autoridades envolvidas nesta questão no âmbito do município de Ipatinga. Precisamos aprofundar a discussão sobre a questão da mobilidade urbana em nossa cidade. Também quero destacar que sou totalmente favorável à instalação do sistema de radares nos semáforos para detectar o avanço de sinaisem Ipatinga. Essaprática está se tornando perigosamente comum em nossas ruas e avenidas. Mas sou radicalmente contra os radares que ficaram conhecidos como ‘pardais’, aqueles que eram instalados escondidos atrás de árvores e postes, sem nenhuma preocupação educativa, mas apenas com o objetivo de arrecadar com multas”, disse Fabinho.


Para o presidente da Câmara, vereador Ley (PSD), O projeto “Pé na Faixa” será um importante instrumento de educação do trânsito na cidade.


“Nós sabemos a situação caótica que se encontra o sistema viário em Ipatinga, já tendo chegado ao patamar do intolerável nos horários de pico. Por isso mesmo, avalio que com a sanção desta lei criamos um estímulo para que o município exerça seu papel de conscientização e educação sobre o trânsito, tanto para motoristas quanto para pedestres. É uma ação que deve ter um foco amplo, um trabalho a médio e longo prazo, mas que precisa ser iniciado o mais breve possível. Claro que inicialmente com um viés educativo, mas que se preciso for terá que partir para o lado punitivo. O que estamos defendendo é a vida humana, o respeito pelo cidadão, a educação no trânsito. Em uma situação futura, só será penalizado aquele motorista que não se conscientizar sobre a obrigatoriedade de respeitar os direitos dos pedestres. Por sua vez, para que a lei atinja seus objetivos, é preciso que os pedestres também estejam conscientes dos seus direitos, mas igualmente dos seus deveres”. 

Início do rodapé