13 mil estudantes vão às urnas para eleger os novos vereadores mirins
Publicada em 18/10/2013 17:13
Estudantes de 39 escolas de Ipatinga participam na próxima terça-feira (22) de nova eleição da Câmara Mirim. Estarão na disputa das 76 vagas da 4ª Legislatura – que será dividida em quatro mandatos com 19 vereadores mirins cada -, 185 candidatos de instituições particulares, estaduais e municipais.
A eleição da Câmara Mirim vai mobilizar aproximadamente 13 mil alunos eleitores. A Câmara Municipal de Ipatinga designou 85 servidores para atuarem na cobertura jornalística, registro fotográfico, como mesários em todas as seções, apoio técnico de informática, entre outras funções.
Segundo o vereador Ley, presidente da Câmara de Ipatinga, o legislativo mirim é um forte instrumento para a formação política e cidadã dos jovens da nossa cidade. “É muito importante para a Câmara o processo eleitoral para escolha dos novos vereadores mirins. Este é um projeto do qual o legislativo muito se orgulha”.
O presidente também destacou que muitos projetos e indicações apresentados na Câmara Mirim são colocados em prática na cidade. “Eu, que não tive esta oportunidade quando jovem estudante, vejo de uma forma muito positiva o parlamento mirim. E não é positivo apenas para os alunos, mas também para o município, uma vez que da Câmara Mirim saem grandes ideias e ótimos projetos para Ipatinga”, completou Ley.
O vereador Ley ainda agradeceu o apoio da superintendente regional de Educação, Maria do Carmo Silva Melo, e da secretária municipal de Educação, Leida Tavares, à Câmara Mirim e ao processo eleitoral.
Alunos se preparam para votação em seção eleitoral
na última eleição da Câmara Mirim em 2011
LEGISLATURA
Os 76 vereadores mirins que serão eleitos na terça-feira irão se revezar no parlamento em quatro mandatos de seis meses cada. O primeiro terá início em novembro deste ano e nele 19 vereadores estarão atuando.
Durante o mandato, os vereadores eleitos têm a oportunidade de apresentarem proposições de melhorias para as suas escolas e os bairros da cidade. Durante as reuniões que acontecem mensalmente os estudantes também assistem a palestras sobre temas diversos.
Na terça-feira, a votação tem início às 7h e será encerrada às 17h. A apuração começa às 18h no plenário da Câmara Municipal de Ipatinga. O resultado será conhecido no mesmo dia.
O gerente do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) da Câmara de Ipatinga, Tadeu Antônio Figueiredo, espera na terça-feira uma grande mobilização dos alunos e familiares. “Este processo envolve um número enorme de adolescentes e tenho certeza de que tudo vai transcorrer da melhor forma possível. Esta eleição contribui para a formação de cidadãos conscientes e preocupados sempre com a melhoria da qualidade de vida nas escolas e na cidade”.