Vereadores prometem empenho para acelerar tramitação de projetos que garantem mais moradias populares
Publicada em 24/04/2014 16:57
Os vereadores Léo Escolar (PCdoB) e Fabinho do Povo (PSL) fizeram uma avaliação bastante positiva, nesta quinta-feira (24), com relação ao resultado alcançado pela mobilização em torno da busca de soluções para o problema da falta de moradia para as famílias de baixa renda em Ipatinga. Na última terça-feira, juntamente com os vereadores Nilsinho Lucas (PMDB) e José Geraldo Amigão (PV), os dois parlamentares estiveram à frente de uma audiência pública na Câmara Municipal de Ipatinga com o propósito de discutir a situação de centenas de famílias da cidade que hoje não têm onde morar.
Após o evento realizado no Legislativo, representantes do movimento formado pelas pessoas atingidas pelas recentes ações de reintegração de posse executadas nos bairros Nova Esperança, Recanto, Planalto e Veneza II foram recebidos para uma reunião na Prefeitura. Como resultado das negociações, na quarta-feira, três projetos de lei foram encaminhados pelo Poder Executivo à Câmara de Ipatinga. Eles tratam da doação de terrenos públicos ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), representado pela Caixa Econômica Federal, destinados à construção de moradias pelo programa Minha Casa, Minha Vida.
Segundo informações divulgadas pela Prefeitura, as áreas foram previamente aprovadas pela Caixa e estão localizadas nos bairros Veneza II, Planalto e Nova Esperança, totalizando mais de 100 mil metros quadrados. Os terrenos estão descritos como Área de Habitação de Interesse Social (AHIS), na proposta do Plano Diretor em tramitação no Legislativo.
“Avaliamos de forma satisfatória a sensibilidade demonstrada pela prefeita Cecília Ferramenta neste processo que envolve o déficit habitacional na cidade. A audiência pública realizada na terça-feira atingiu seus objetivos e os seus encaminhamentos foram levados à Prefeitura, que de imediato respondeu de forma positiva, elaborando os projetos de lei que fazem a doação de terrenos públicos para a construção de moradias populares”, declarou o vereador Léo Escolar.
O vereador Fabinho do Povo acredita ter sido fundamental a participação do Legislativo na busca por uma solução para o problema enfrentado pelas centenas de famílias que não têm onde morar em Ipatinga. Ele também garantiu que fará todo esforço para que os projetos do Executivo sejam aprovados o mais rápido possível.
“Nós vamos dar celeridade à tramitação dos projetos na Câmara, para que sejam votados logo. Ressalto que é do interesse de todos os vereadores estar acompanhando de perto a situação e fiscalizando para que este sonho se realize”, concluiu Fabinho do Povo.