Início do conteúdo

Câmara aprova doação de terreno para construção do PML de Ipatinga


Publicada em 08/05/2014 16:40

Câmara aprova doação de terreno  para construção do PML de Ipatinga

A Câmara Municipal de Ipatinga aprovou na tarde desta quinta-feira (08/05), em segunda votação e redação final, o projeto de lei que autoriza a Prefeitura de Ipatinga a doar um terreno de2.806 metros quadradospara a construção do Posto de Medicina Legal (PML),em Ipatinga. Aárea está localizada na região do Distrito Industrial da cidade, no bairro Veneza. Na mesma área deverá ser construída também a Central de Perícias da Delegacia Regional de Policia Civil de Ipatinga.


Um dos responsáveis pela decisão do Estado de investir R$ 500 mil para a construção do PML de Ipatinga, o presidente da Câmara, vereador Ley do Trânsito (PSD), destaca que a articulação política capitaneada por ele, que levou um grupo de lideranças políticas, comunitárias e classistas para uma reunião com a cúpula da segurança pública estadual, dia 6 de março,em Belo Horizonte, foi determinante para a conquista. “Foi um longo trabalho de articulação para conseguir este investimento. O primeiro passo foi detectar as necessidades mais prementes da região. Depois, conseguimos a agenda com o secretário para em seguida mobilizar as lideranças para o importante encontro na cidade administrativa. Uma de nossas prioridades era exatamente o IML (Instituto Médico Legal) de Ipatinga, pelo seu estado de precariedade. Por isto mesmo, levamos na bagagem um portfólio de fotos do IML, revelando estado lastimável daquele setor. E para nossa alegria, o secretário de estado de defesa social, Rômulo Ferraz, se sensibilizou com a situação e ainda durante a reunião nos garantiu a verba de R$  500 mil para a construção,  não de um novo IML, mas sim de um Posto de Medicina Legal, que é uma unidade bem mais avançada que o IML.”


Mas, segundo o presidente, o secretário condicionou a liberação dos recursos à doação, pelo município, de uma área para a construção do PML. “Por isto mesmo não medimos esforços para aprovar este projeto de lei no mais curto espaço de tempo possível. A população de Ipatinga e da região não merece um setor de medicina legal tão precário como o nosso. Os profissionais que ali trabalham, médicos, auxiliares de necropsia e administrativos são heróis, pois as condições são as piores possíveis. Chega a ser constrangedor, tanto para os servidores quanto para as pessoas que para lá se dirigem para conseguir a liberação dos corpos de parentes ou amigos. Esta lei que aprovamos hoje é de grande amplitude para toda a região. Eu estou muito feliz com esta conquista, que vem reforçar a certeza de que estamos no caminho certo”, salientou Ley do Trânsito.


Além do PML, na área de 2.800m2 deverá ser construída ainda a Central de Perícias da Delegacia Regional de Ipatinga.

 

Início do rodapé