Vereador Nilson Lucas destaca ganho social das comunidades da Vila da Paz e Amazonita.
Publicada em 09/05/2014 13:04
O vereador Nilson Lucas (PMDB) ressaltou na quinta-feira (8), na reunião extraordinária em que foi votado o projeto de revisão do Plano Diretor de Ipatinga, a importância da Emenda Modificativa 03 para área social da cidade. Sua aprovação modifica a classificação de uma área próxima à avenida Manaaim e ao C3, no bairro Jardim Panorama, permitindo a construção de um Centro de Convenções que vai abrigar um projeto social da Associação Batista Missionária. Durante a reunião na Câmara Municipal, a instituição foi representada por seu presidente, o pastor Antônio Carlos Paixão.
Segundo Nilson Lucas, trata-se de uma emenda de consenso, pois foi assinada por 18 vereadores. “O projeto social vai trazer um grande benefício a duas comunidades que se encontram um esquecidas, que sentem a ausência do Estado. Uma delas é a Vila da Paz, que é lembrada quase que somente no período das chuvas, quando a situação no local fica muito crítica. A outra é a comunidade Amazonita, que até mesmo o acesso a ela é complicado. Neste caso, a própria garantia constitucional do direito ao cidadão de ir e vir está comprometida”.
O vereador explicou que a área localizada próxima ao C3 foi adquirida há um bom tempo pela Associação Batista Missionária e que a instituição vem trabalhando dentro da legalidade para tentar executar o projeto naquele local.
“Essa dificuldade que eles estão enfrentando é por questões que às vezes fogem à nossa compreensão. Querer fazer o bem e não poder. Querer ajudar e o Estado impedir. O papel das ONGs, das entidades filantrópicas, das igrejas tem sido fundamental para nossa nação. Se não fosse pela atuação destas instituições, a situação do Estado seria bem pior”, declarou Nilson Lucas na tribuna.
No projeto de revisão do Plano Diretor, elaborado pela Prefeitura de Ipatinga, a área em questão passaria de Zona de Proteção Ambiental para Zona de Expansão Urbana Sustentável, porém, ainda estaria inviabilizada a construção do Centro de Convenções que vai abrigar o projeto social da Igreja Batista Missionária. Com a Emenda Modificativa 3, a área passa a ser classificada como Zona Central II, liberando então a execução do projeto.
O presidente da Câmara de Ipatinga, vereador Ley do Trânsito (PSD), lembrou que a emenda do vereador Nilson Lucas coloca fim a alguns entraves ambientais para a construção do Centro de Convenções. “Aquela é uma área consolidada, onde já existem outras construções. O projeto já está aprovado na Prefeitura e a Associação Batista Missionária está mobilizada para dar início imediato às obras. Portanto, a área não ficará parada e isso significa desenvolvimento para a comunidade. Temos que incentivar tudo que for melhorar a questão social em nossa cidade”.
Os vereadores Fabinho do Povo, Léo Escolar, Agnaldo Bicalho, Toninho do Bethânia e Nilsinho da Transnil também fizeram pronunciamentos de apoio à emenda e parabenizaram o vereador Nilson Lucas por sua mobilização no Legislativo em favor do projeto social. O parlamentar peemedebista, por sua vez, agradeceu a todos os vereadores que compreenderam a importância do projeto e abraçaram a causa, assinando a emenda juntamente com ele.